> TABOCAS NOTICIAS : 12 DE ABRIL

quinta-feira, 12 de abril de 2012

12 DE ABRIL

12 de Abril – Dia do Corpo de Engenheiros da Marinha

O Corpo de Engenheiros da Marinha foi criado em 12 de abril de 1890. Atualmente, com um efetivo de aproximadamente 500 oficiais, entre militares e civis, dedicados às mais diversas especialidades.
Os Oficiais do Corpo de Engenheiros de Marinha são ordenados em uma escala hierárquica constituída pelos postos de Primeiro-Tenente a Vice-Almirante.
O Corpo de Engenheiros envolveu-se, recentemente, na modernização das Fragatas Classe Niterói, a revitalização dos Navios Varredores, a conclusão do Submarino Tikuna, os trabalhos na Corveta Barroso e a colocação do Submarino Timbira em oficina para o seu período de manutenção geral.
O papel do Corpo de Engenheiros, dentro do desenvolvimento tecnológico, tem sido fundamental para a plena vigência do Plano de Reaparelhamento.
Ingressam no Corpo de Engenheiros da Marinha os candidatos civis e militares graduados nas habilitações requeridas pelo Serviço Naval, aprovados em processo seletivo, no Curso de formação e no Estágio de Aplicação de Oficiais e, por transferência, os Oficiais do Quadro de Oficiais da Armada e do Quadro de Oficiais Fuzileiros Navais aprovados em exame de seleção e curso de graduação em engenharia.Fonte: Marinha do Brasil / Portal Naval

12 de Abril – Dia do Obstetra

O santo protetor dos recém-nascidos é São Zenão de Verona, e já que o obstetra é, na maioria das vezes, o grande responsável pelo nascimento de um bebê, a mesma data foi reservada para homenagear este profissional.
Zenão nasceu por volta do ano 300 d.C. na Mauritânia, norte da África. Conta a lenda que, ainda recém-nascido, as fadas, por travessura, o roubaram e colocaram em seu lugar uma criança feia. Ele foi bispo da cidade de Verona, na Itália, e também é considerado o padroeiro das crianças que estão aprendendo a andar e dos pescadores. São Zenão morreu no dia 12 de abril de 371.
A obstetrícia é o ramo da medicina que estuda a reprodução na mulher. Investiga a gestação, o parto e o puerpério nos seus aspectos fisiológicos e patológicos. O obstetra é o médico especialista que cuida do desenvolvimento do feto, além de prestar assistência à mulher nos períodos da gravidez e pós-parto (puerpério). No entanto, existem outros profissionais habilitados no cuidado ao ciclo gravídico puerperal do parto normal: Enfermeiros Obstetras e Obstetriz.
O termo “obstetrícia” vem da palavra latina “obstetrix“, que é derivada do verbo “obstare” (ficar ao lado). Para alguns, seria relativo à “mulher assistindo à parturiente” ou “mulher que presta auxílio”.Fonte: Livro A origem de Datas e Festas de Marcelo Duarte / Portal Cidade PG

12 de Abril – Dia Mundial do Cosmonauta – World Aviation and Cosmonautics Day

O Dia do Cosmonauta é um feriado celebrado (principalmente na Rússia) em 12 de abril para comemorar o primeiro homem na órbita da Terra.
É celebrado em honra ao primeiro voo espacial tripulado, feito em 12 de abril de 1961 pelo cosmonauta russo Yuri Alekseevich Gagarin, que completou uma volta na órbita da Terra (durando 1h e 48 min) abordo da nave Vostok I.
Este foi um dos maiores sucessos do programa espacial soviético, tendo repercussão no mundo inteiro. Gagarin imediatamente tornou-se não só um herói da União Soviética, mas um herói mundial. Grandes jornais do mundo inteiro publicaram sua biografia e detalhes do seu voo. Moscou e outras grandes cidades da URSS organizaram paradas, que só foram menores que as paradas da vitória na Segunda Guerra Mundial. A alegria foi tanta que pessoas choraram e dançaram nas ruas.
Gagarin foi escoltado com honras por uma longa fila de carros com oficiais de alto escalão pelas ruas de Moscou até o Kremlin onde recebeu a mais alta honra soviética, o título de Herói da União Soviética, pelo líder soviético Nikita Khrushchov.
World Aviation and Cosmonautics Day is a holiday celebrated every April 12 to commemorate the first manned earth orbit.
It is celebrated in honour of the historic first manned space flight made on April 12, 1961 by 27 year old Russian cosmonaut Yuri Alekseevich Gagarin of the USSR, who made one complete orbit around the Earth (lasting 1 h 48 min) aboard the spacecraft Vostok 1. Fonte: Wikipédia / Events

Nenhum comentário:

Postar um comentário