> TABOCAS NOTICIAS : TEIXEIRA DE FREITAS-BA: Vergonha ! Creche construída em 2009 com recurso Federal, continua fechada

sexta-feira, 9 de março de 2012

TEIXEIRA DE FREITAS-BA: Vergonha ! Creche construída em 2009 com recurso Federal, continua fechada

A reportagem do Sulbahianews, descobriu um fato vergonhoso para a gestão atual. A creche do bairro Tancredo Neves, que é fruto de uma parceria entre o MEC/FNDE com o Município de Teixeira de Freitas, orçada em  R$ 1.010. 000,00, que teve a sua obra iniciada em  2008 e conclusa em 2009, até o momento não foi inaugurada e já está sendo depredada pela ação do próprio tempo.
“O Governo Federal mandou um milhão e dez, tá na placa para qualquer um verificar. A única coisa que a gente vê aqui é só os urubus aqui na rua e mais nada. É uma calamidade. Como brasileiro a gente se sente envergonhoso (Sic), é um tapa na cara do cidadão brasileiro, um prefeito como esse ai não pode nem lançar um candidato, que eu tenho certeza que o candidato dele nãovai ter quinhentos votos em Teixeira de Freitas”, disse Adélio Dias Ramos que é aposentado e mora no bairro.
A dona de casa Maria dos Anjos Guerra tem dois filhos e está pagando a escola da maior, “já era para ter inaugurado, já fiz matrícula, já fiz tudo e até hoje nada”, disse dona Maria.
O prédio já passou por duas vistorias, realizadas pelo MEC em 2010, e em ambas foram encontradas irregularidades, tais como janelas menores que o tamanho especificado no projeto, telhado em desconformidade com o projeto, falta de lâmpadas etc.
Segundo o secretário interino de Infraestrutura, Padre Joel Valentin da Silva, realmente a creche passou por uma vistoria pelo Ministério da Educação e constatou-se que ainda precisava de alguns complementos para adequar a construção ao projeto original passado pelo Ministério da Educação, o que está sendo feito.
Ainda segundo o padre, no último dia 15 de fevereiro a prefeitura enviou uma solicitação ao MEC pedindo mais 45 dias para realizar as adequações ainda necessárias, portanto este último prazo se finda no dia 30 de março, quando todas as exigências do MEC serão atendidas e o estabelecimento estará nas condições reais exigidas pelo MEC, estando então em condições ideais de ser inaugurado e  usado  a partir do mês de abril.
Marcelo Custodio Ferreira que também mora no bairroestá inconformado “muita gente que precisa deixar as crianças para trabalhar não pode por causa disso aí, isso aí só tá servindo para criar rato e cobra, o mato tava grande eles mandaram capinar agora já tá crescendo novamente e nada, agora tá aí dinheiro público abandonado e tá aí quebrando tudo, os negócio acabando sem usar. Eu tenho uma filha que poderia estar estudando aí, os vizinhos tem também. Essa creche poderia estar beneficiando muita gente. Vem dá um jeito aí padre, toma vergonha pelo menos uma vez na vida”, desabafou Marcelo.O secretário esclareceu ainda, que diferente do que se tem comentado que o município estaria inadimplente com o MEC e não estaria apto a realizar novos convênios, ele informa que o MEC já liberou mais duas creches nos mesmos moldes desta anterior, serão liberados R$ 2.600.000 para a construção destas duas novas creches. De http://www.portaln3.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário