> TABOCAS NOTICIAS : Sexo! Como reagir ao abuso sexual

terça-feira, 6 de março de 2012

Sexo! Como reagir ao abuso sexual

Por Sílvia Amaral – Educadora sexual
Dedicamos esta coluna às informações básicas sobre como proceder nesses casos, procurando ajuda para si mesmo ou para pessoas que você conhece. O abuso sexual ocorre em todas as classes sociais e níveis educacionais. Qualquer pessoa, seja adulto, criança ou adolescente, de qualquer sexo, pode ser vítima de abuso sexual. Portanto, o mais importante é identificar se a pessoa está passando por isso e ajudá-la a se ver livre dessa violência.

Existem quatro tipos de abuso sexual:

PEDOFILIA
É o sexo praticado por adultos com crianças. As consequências são graves, tornando as crianças inseguras, culpadas, deprimidas, com problemas sexuais e de relacionamentos na vida adulta. Se você identificar esse tipo de abuso, ligue para o disque denúncia (100) ou para 0800-031-1119.
 
ESTUPRO
É um ataque sexual de um homem contra uma mulher com penetração do pênis na vagina. A vítima normalmente é acusada direta ou indiretamente de ter provocado o estupro. A Central de Atendimento à Mulher – ligue 180 – recebe as denúncias desse tipo de violência. É muito importante o atendimento emergencial em hospitais. Em Belo Horizonte, os mais preparados são o Hospital Júlia Kubitschek (3322-2723) e o Hospital Municipal Odilon Behrens (3277-6199).  

ASSÉDIO SEXUAL
É uma pressão sobre a pessoa para que ela preste um favor sexual a alguém que exerce a função de chefe ou fazer com que se sinta tão mal por ser uma mulher ou homossexual (por exemplo) a ponto de ter de abandonar o emprego ou permanecer nele com sofrimento. O apoio consiste em ajudar quem se encontra nessa situação a tomar medidas legais contra o molestador. Ou seja, fazer uma denúncia, preparando-as para identificar quando estão sendo submetidas a esse tipo de abuso.

EXPLORAÇÃO SEXUAL PROFISSIONAL
Ocorre quando uma pessoa que procurou ajuda profissional sofre um envolvimento sexual por quem está prestando o serviço. Pode ocorrer em todos os relacionamentos profissionais nos quais haja algum tipo de poder de um indivíduo sobre o outro. Exemplos são relações como a do médico-paciente, psicólogo-paciente, advogado- cliente, professor-aluno e clérigo-paroquiano. Se o caso envolver uma criança ou adolescente, ligue para o disque denúncia (100). Se for adulto, para o 0800-031-1119.

Enfim, há diversas formas de abuso. É importante reconhecê-las e denunciá-las e saber que há inúmeros serviços de apoio e ajuda às pessoas que sofrem esse tipo de violência.
Mande sua pergunta para o raggadrops@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário