> TABOCAS NOTICIAS : Resistência à crise tem limite, diz Dilma

segunda-feira, 26 de março de 2012

Resistência à crise tem limite, diz Dilma

Tânia Monteiro e Rafael Moraes Moura
A capacidade brasileira de resistir à crise financeira mundial “não é ilimitada”. A constatação é da própria presidente Dilma Rousseff, em declaração à publicação do grupo de pesquisa dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), à qual o ‘Estado’ teve acesso.
“Como outros países emergentes, Brasil tem sido até agora menos afetado pela crise global. Mas nós sabemos que a nossa capacidade de resistir não é ilimitada. Queremos e podemos ajudar, enquanto ainda houver tempo, aqueles países onde a crise já está aguda”, disse a presidente Dilma, que desembarca amanhã em Nova Délhi, para participar da 4.ª reunião dos Brics. Sessenta empresários acompanharão a presidente Dilma na visita.
Os cinco presidentes dos países que integram os Brics dão depoimentos para o documento, mas foi a presidente Dilma quem demonstrou maior preocupação com a crise.
Em um texto curto, de apenas quatro parágrafos, a presidente citou seis vezes a palavra crise e, dos cinco, foi a única a se referir explicitamente à turbulência internacional.
Crescimento. A presidente tem motivos para tanta preocupação. Afinal, o Brasil com o “pibinho” de 2,7% de crescimento em 2011 foi o país que apresentou menor índice entre os cinco. O Brasil também cresceu menos que a média de toda a América Latina, que foi em torno de 4%.
“Está claro, agora, que a prioridade da economia mundial deve ser resolver o problema desses países que enfrentam crises da dívida soberana e reverter a maré recessiva atual”, afirmou Dilma no documento.
E recomendou: “os países desenvolvidos devem colocar em ordem políticas coordenadas para estimular as economias que estão extremamente enfraquecidas pela crise”.
A presidente defende no texto um novo tipo de cooperação entre países emergentes e desenvolvidos, que possa ser construída com “solidariedade e responsabilidade”. Para Dilma, a solução da crise da dívida precisa ser combinada com crescimento econômico.
“O mundo enfrenta uma crise que é ao mesmo tempo de economia, governança e coordenação política” disse a presidente, no texto. “Não haverá retorno para a confiança e o crescimento até que intensifiquemos esforços coordenados entre os membros das Nações Unidas e outras instituições multilaterais. As Nações Unidas e essas organizações devem urgentemente mandar sinais claros de coesão política e coordenação macroeconômica.”
Cooperação. A publicação reúne declarações de outros líderes, como o primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, que defende a cooperação na luta contra o terrorismo, extremismo, intolerância e pirataria.
Para o presidente da Rússia, Dmitry Medvedev, os países que formam os Brics devem aproveitar cada oportunidade para transformar o mundo atual em “um mundo em que as pessoas não sintam medo do governo e as relações internacionais estão livres da hipocrisia, um mundo onde será mais fácil e eficiente trabalhar de forma conjunta”. De http://www.jt.com.br/seu-bolso/

Nenhum comentário:

Postar um comentário