> TABOCAS NOTICIAS : MUCURÍ-BA: Suzano Papel e Celulose continua causando crime ambiental

terça-feira, 27 de março de 2012

MUCURÍ-BA: Suzano Papel e Celulose continua causando crime ambiental

Foi descoberto mais um crime ambiental cometido pela Suzano Papel e Celulose ao despejar produtos químicos no leito do Rio Mucuri, a empresa vem causando  uma acelerada carnificina de peixes.
O repórteres Thiago Ramos e Cláudio França foram ver de perto e flagraram diversos peixes morrendo ao serem contaminados com os poluentes lançados no Rio Mucuri pela Suzano Papel e Celulose. No entanto, são produtos que matam os peixes de forma instantânea, além disso, provoca um mau cheiro às águas do precioso rio, deixando-as com a tonalidade preta, transparecendo a gravidade da poluição.
Com a poluição diretamente nos rios afeta a vida das pessoas e dos animais. Desse modo, estudos comprovam que o nitrogênio e o fósforo são elementos indispensáveis para a vida aquática, no entanto, o excesso desses elementos provocado pela poluição, podem causar um crescimento acelerado na vegetação aquática. Portanto sobra menos oxigênio para os peixes, podendo até mesmo mata-los.
Indignados com a injustiça o Sr. Jecivaldo da Conceição, pescador há muitos anos do Rio Mucuri relata que existem diversas espécies naquele rio. “os peixes estão morrendo e a gente vive disso aqui, nós não vivemos da água da Suzano não. Não temos emprego, vivemos do peixe”
Segundo estatísticas, 70% do planeta são constituído de água, 3% é de água doce e deste percentual 98% é de água subterrânea, ou seja, temos pouca água para ser consumida. Sendo assim, a população de Mucuri, em especial os pescadores querem uma resposta dos órgãos ligados ao Meio Ambiente, uma vez que se trata também de um crime. Por: PORTAL N3

Nenhum comentário:

Postar um comentário