> TABOCAS NOTICIAS : Mais um morre com jet ski em São Paulo

segunda-feira, 19 de março de 2012

Mais um morre com jet ski em São Paulo

Mais um morre com jet ski em São Paulo247 – No mesmo dia em que o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, assinou com a Marinha um protocolo de intenções para que seja regulamentado e fiscalizado o uso de jet skis na cidade, um jovem de 18 anos morreu afogado, após cair da embarcação. A vítima, que não teve o nome divulgado, estava na represa de Araçoiaba da Serra (interior paulista), e assim como os outros pilotos que estiveram envolvidos em acidentes recentes com jet ski, estava fora da lei. Além de não possuir habilitação, o jovem não usava colete salva-vidas.
A tragédia sucede outros três acidentes ocorridos recentemente, e que num período de menos de um mês, deixaram quatro pessoas mortas. O acordo assinado por Kassab e pelo comandante do 8º Distrito Naval, vice-almirante Luiz Guilherme Sá de Gusmão, chega neste momento propício, com o objetivo de tornar a prática mais segura. Ontem, o prefeito e o militar também realizaram a primeira vistoria conjunta na represa de Guarapiranga, na zona sul da capital, onde o uso da embarcação é frequente e irregular. No protocolo, haverá a divisão entre as áreas onde será permitida a circulação de jet skis e as áreas restritas para banhistas, a fim de manter a segurança tanto de turistas quanto de praticantes das modalidades aquáticas.
Dos acidentes recentes, o caso que teve maior repercussão foi o da morte de Grazielly Almeida Lames, de 3 anos, atingida por um jet ski no sábado de carnaval numa praia de Bertioga, litora sul de São Paulo, enquanto brincava na areia. A embarcação estava sendo pilotada por um adolescente de 14 anos, que perdeu o controle da direção e soltou a máquina. O caso teve ampla cobertura do 247, que abordou a família proprietária do jet ski – padrinhos do adolescente –, formada por empresários poderosos donos de um aterro sanitário irregular no município de Suzano e que ajudou na fuga do jovem. O inquérito do caso chegou a ser concluído sem nenhum indiciamento, mas foi encaminhado posteriormente pelo delegado-geral da Polícia Civil, Marcos Carneiro Lima, à instância superior, para nova investigação.
Cerca de uma semana depois do acidente com Grazielly, Mitchell Guilherme Pereira Carvalho, de 9 anos, morreu após bater a cabeça em um poste quando andava no reboque de um jet ski pilotado por seu pai – que não tinha habilitação – na represa Billings, região da Grande São Paulo. No último acidente, ocorrido na Barra do São Pedro, em Maquiné, Rio Grande do Sul, dois homens morreram. O piloto do jet ski, Rudmar Muller, de 52 anos, e o jovem de 22 anos Carlos Rodrigues de Camargo Neto, que pescava na margem oposta e pulou na água para tentar salvar Muller, mas se afogou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário