> TABOCAS NOTICIAS : MA tem desempenho no SUS melhor que Rio de Janeiro e Distrito Federal

domingo, 4 de março de 2012

MA tem desempenho no SUS melhor que Rio de Janeiro e Distrito Federal

Sistema Único de Saúde (SUS) é avaliado em todo o Brasil, pelo Índice de Desempenho do SUS (Idsus) que verifica o atendimento em todos os municípios, estados e em âmbito nacional de acordo com uma escala de 0 a 10. Na primeira avaliação, a pontuação média no Brasil é 5,47, enquanto que a do Maranhão ficou com 5,20.

Oito estados ficaram abaixo do Maranhão: Ceará (5,14), Mato Grosso (5,08), Amapá (5,05), Amazonas (5,03), Paraíba (5,00), Rio de Janeiro (4,58), Rondônia (4,49), Pará (4,17). Além deles, o Distrito Federal (5,09) também teve índice pior que o do Maranhão.

Toda a estrutura – hospitais, laboratórios e clínicas – passou pela avaliação. Foram analisados 24 indicadores, como a quantidade de exame preventivo de câncer de mama em mulheres de 50 a 69 anos, cura de casos de tuberculose e hanseníase, o número de mortes de crianças em unidade de terapia intensiva (UTI) e o de transplantes de órgãos.

Os técnicos levaram em conta o tamanho da população – inclusive com plano de saúde –, a estrutura disponível e a condição econômica de cada município. As cidades foram divididas em seis grupos conforme semelhanças econômicas e de atendimento aos habitantes.

Os dados usados foram dos anos de 2007 a 2010, fornecidos pelas secretarias municipais. As informações de 2011 não foram computadas por estarem incompletas.
Saiba mais sobre o Idsus http://portal.saude.gov.br/portal/saude/area.cfm?id_area=1080 . De http://www.oimparcial.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário