> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA: Saúde intensifica ações nas áreas com maior infestação pelo Aedes

sexta-feira, 2 de março de 2012

ITABUNA-BA: Saúde intensifica ações nas áreas com maior infestação pelo Aedes

O registro de 593 casos de dengue nos dois primeiros meses do ano coloca em alerta a Secretaria Municipal da Saúde, que anuncia a intensificação de ações nas áreas de maior incidência da doença. Em janeiro, considerando o agravamento epidemiológico da infestação predial e ocorrência de fortes chuvas em Itabuna, o prefeito Capitão Azevedo assinou o decreto 9.656, declarando situação de emergência em todo o município por 90 dias, prorrogável por igual período.
Para tanto, a Faculdade fez a doação de 03 novos computadores e impressoras para Fundação Assistência à Saúde de Itabuna (Fasi), mantenedora do Hospital de Base. Os equipamentos são necessários para a implantação e o acesso ao Cadastro Único do SUS (Sistema Único de Saúde), chamado CAD-SUS
A entrega foi feita pelo diretor da FTC, Cristiano Lôbo, na última quinta-feira (1º), à presidente da Fasi, Gilnay Santana, que destacou a importância da parceria mantida com a Faculdade. “A FTC tem sempre se mostrado sensível às causas do Hospital de Base. Agora, com a doação destes computadores teremos plena condição de atender a exigência do Ministério da Saúde, quanto ao CAD-SUS”, frisou.
        A presidente da Fasi também destacou a atuação dos estudantes da área de saúde da FTC no Hospital de Base, no âmbito no estágio supervisionado. Segundo Gilnay, o HBLEM é unidade de referência em neurologia, traumatologia e emergência para 137 municípios pactuados e, por conta disto, torna-se um campo fértil para que os estudantes possam ver na prática o que eles absorvem na teoria em sala de aula.
        O diretor Cristiano Lôbo, ressaltou o compromisso da FTC com as questões de interesse coletivo e reafirmou à disposição da Faculdade em manter a parceria institucional com o Hospital de Base. “O HBLEM é um dos mais importantes laboratórios para os nossos acadêmicos da área de saúde e, por conta disto, não podemos ficar alheios às suas necessidades”, elucidou.
        O CAD-SUS
O Cartão Nacional de Saúde é um instrumento que possibilita a vinculação dos procedimentos executados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) ao usuário, ao profissional que os realizou e também à unidade de saúde onde foram realizados. Para tanto, é necessária a construção de cadastros de usuários, de profissionais de saúde e de unidades de saúde. A partir desses cadastros, os usuários do SUS e os profissionais de saúde recebem um número nacional de identificação. Texto: Kleber Torres Foto: Pedro Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário