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terça-feira, 20 de março de 2012

ITABUNA-BA: Procon Itinerante realizou 100 atendimentos em Nova Ferradas

O aposentado Antônio de Jesus Araújo foi um dos 100 consumidores que procuraram o Procon itinerante, na Escola Iolanda Pires, em Nova Ferradas. Ele protocolou reclamação contra a Coelba, empresa com o maior número de queixas de consumidores na Bahia em 2011. A intenção do aposentado é renegociar o valor de débitos, quitar contas em atraso e reativar o fornecimento de energia, interrompido há dois anos.
Na audiência realizada sexta-feira (16), o cliente explicou que depois de ter se mudado para o loteamento Nova Esperança, na zona oeste da cidade, as contas de energia que eram em média de R$ 34 subiram muito, chegando a R$ 170, que não tem condições de pagar. Antônio de Jesus conta que, mesmo com o corte do fornecimento de energia, continuava a receber novas contas por um serviço ao qual não tinha acesso.
Foi para atender situações como a desse aposentado que foi criado em Itabuna o Programa Procon Itinerante. O diretor do Procon em Itabuna,  advogado José Sidenilton Pereira, explica que a iniciativa tem o objetivo de levar o atendimento à população dos bairros, oferecendo a solução dos problemas no próprio local. Em Nova Ferradas, o Procon reuniu representantes das empresas que são alvo do maior número de reclamações. “Nós conseguimos resolver de imediato cerca de 90% dos casos em conciliações, evitando a instauração de processos”, afirma Sidenilton.
O advogado observa que, além da ação do Procon Itinerante, durante a Semana do Consumidor também foram realizadas ações educativas no Shopping Jequitibá, com a distribuição de cerca de 3 mil guias para consumidores e visitas a todas as lojas, com objetivo de orientar sobre o atendimento, além de distribuir cópias do Código de Defesa do Consumidor, cujo  acesso deve ser facilitado  para consultas dos clientes. O Procon também orientou quanto à recomendação de colocar preços dos produtos expostos nas vitrines dos estabelecimentos.
Ainda como parte da programação da Semana do Consumidor, técnicos do Procon realizaram, segundo José  Sidenilton, palestras no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães e Escola do Lions. Em função da greve nacional que paralisou a maior parte das escolas públicas do país, o ciclo de palestras terá continuidade esta semana, com visitas da equipe de técnicos ao Colégio Estadual e ao Ciso, duas das unidades escolares com maior número de alunos em Itabuna. Texto: Kleber Torres Foto: Pedro Augusto

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