> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA: Palestra encerra visita de técnicos do Instituto Jaime Lerner

quarta-feira, 21 de março de 2012

ITABUNA-BA: Palestra encerra visita de técnicos do Instituto Jaime Lerner

O Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Itabuna (PDDU) foi o tema da palestra que envolveu técnicos do Instituto Jaime Lerner (IJL), de Curitiba, e da Prefeitura de Itabuna, além da participação do prefeito Capitão Azevedo, secretários municipais e de representantes da sociedade civil nesta quarta-feira (21), no Itabuna Palace Hotel. A explanação finalizou uma série de visitas à cidade, na qual foram apresentadas sugestões e propostas que poderão ser incorporadas ao PDDU.
O Plano Diretor, constituído na Lei de nº 2.111 de 19 de dezembro de 2008, é o principal instrumento de planejamento do município, com a participação da sociedade. Segundo a arquiteta Cristina Marques, uma das representantes da equipe técnica de Itabuna, o objetivo do plano é orientar a política de desenvolvimento urbano, tendo o foco na proteção ambiental, desenvolvimento econômico sustentável, desenvolvimento social e institucional.
        A visita dos arquitetos Gianna de Rossi e Felipe Guerra se insere nesse contexto, tendo o propósito de contribuir com ideias para acelerar o desenvolvimento na cidade. Avaliando os locais visitados, a arquiteta Gianna de Rossi destacou que Itabuna tem uma dinâmica significativa, com um bom número de obras estruturantes em andamento. Para ela, a organização do espaço urbano implica em “avanço no desenvolvimento econômico, além de oferecer à população uma melhor qualidade de vida”.
Para Gianna, o poder público municipal tem buscado estratégias de valorização do setor urbano. “Nós destacamos trabalhos importantes na área de saneamento básico, estruturação de cadeias produtivas e o trabalho cultural desenvolvido, com a realização de eventos e valorização da cultura local”, enfatizou a arquiteta.

Valorização da cultura

Durante a visita ao Galpão Cultural Casa de Jorge Amado, os arquitetos elogiaram o prefeito Capitão Azevedo pelo trabalho que visa resgatar a identidade do escritor grapiúna, o que, segundo ela, será importante não somente para Itabuna, como também para o Brasil. O arquiteto Felipe Guerra acrescentou que o espaço cultural permite aos visitantes uma imersão no passado de Jorge Amado.
A ideia inicial, segundo o prefeito, é diagnosticar as intervenções necessárias para a elaboração de projetos que possam ser implementados em Itabuna. “O objetivo é humanizar a cidade para que as pessoas possam viver melhor. Para tanto, precisamos requalificar nosso núcleo urbano, que é referência na região, contando com a contribuição de especialistas”.
Concluída a visita, a equipe agora está responsável pela produção de um diagnóstico sobre a situação atual da área urbana de Itabuna e pela apresentação de propostas para o PDDU. Texto e reportagem: Viviane Cabral – Foto: Pedro Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário