> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA: Emasa melhora distribuição de água

quarta-feira, 7 de março de 2012

ITABUNA-BA: Emasa melhora distribuição de água

A Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) hoje produz água em quantidade suficiente para abastecer toda a cidade de Itabuna. A afirmação é do engenheiro e presidente da instituição, Geraldo Briglia, feita ao programa “Alô Cidade”, da TVI, apresentado pelo jornalista Paulo Lima. De acordo com o presidente, a Emasa luta hoje apenas para melhorar a distribuição, já tendo feito grandes avanços nos últimos sete meses. Uma das conquistas foi a de garantir a normalização do fornecimento de água nas partes altas dos bairros Mangabinha, Novo São Caetano, Alto Mirante e Conceição, graças à implantação estratégica de válvulas de pressão.
Desperdício
Com relação à perda de água tratada, cuja média mundial é de 25%, Itabuna ainda perde 47%, mas, com a implantação da Unidade de Tratamento de Resíduos (UTR) a perda cairá para 35%. De acordo com a Emasa, dos 47% de perdas, uma média de 15% é desperdiçada por consumidores em cujos imóveis ainda não foram instalados hidrômetros, o que deverá ser feito nos próximos meses. Essa medica resultará também em melhoria da arrecadação, o que vai permitir novos investimentos e ajudar no trabalho de educação ambiental.
Acordo com a Coelba
Geraldo Briglia disse ainda que concluiu o acordo com a Coelba, negociando o pagamento de débitos antigos e, com disso, a empresa fornecedora de energia fará um investimento de R$ 4 milhões para ter maior eficiência do fornecimento. “Esse acordo vai possibilitar um alívio no caixa da Emasa com relação às despesas com o pagamento de energia elétrica”, explicou Briglia.
Tratamento de esgoto
Geraldo Briglia finalizou a entrevista, assegurando que, no que se refere ao tratamento de esgoto, os trabalhos estão acelerados, mesmo com a disponibilidade de poucos recursos. “É uma decisão política do prefeito Capitão Azevedo, de que até o fim do ano já tenhamos concluído a implantação da primeira etapa do programa de tratamento de esgotos, evitando que durante a época seca os dejetos sejam jogados no Rio Cachoeira”, declarou. Ascom/Emasa

Nenhum comentário:

Postar um comentário