> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA: Emasa inicia testes em Unidade de Tratamento de Resíduos

sexta-feira, 9 de março de 2012

ITABUNA-BA: Emasa inicia testes em Unidade de Tratamento de Resíduos

A Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) iniciou os testes operacionais da Unidade de Tratamento de Resíduos da Estação de Tratamento do bairro São Lourenço, cuja data de inauguração deverá ser anunciada nos próximos dias.
Para o presidente da Emasa, Geraldo Briglia, a obra mostra que a empresa não se preocupa apenas com a ampliação do sistema de abastecimento de água, mas em oferecer um produto de qualidade, com maior eficiência e da forma ecologicamente correta, investindo inclusive em projetos socioambientais.
Segundo o diretor técnico da Emasa, Marcos Habib, a UTR reaproveita toda a água utilizada na lavagem dos filtros da Estação de Tratamento, o que, além de permitir economia de energia, possibilita a retenção de todo o resíduo de hidróxido de alumínio  e matéria orgânica, evitando que o material seja descartado na natureza.
O diretor estima que a UTR vai permitir a redução de uma perda diária de 10% da água tratada pela ETA do São Lourenço e o resíduo descartado pela unidade será aproveitado na fabricação de telhas e tijolos. A equipe técnica da Emasa estuda técnicas para o reaproveitamento dos resíduos hidróxido de alumínio.
Habib explica que esta é a primeira unidade do gênero implantada na Bahia e todo o projeto foi elaborado pelas equipes de planejamento e de engenharia da Emasa, com foco prioritário para a redução dos custos operacionais e diminuição das perdas de água tratada. Texto: Kleber Torres

Nenhum comentário:

Postar um comentário