> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA: Casa de Passagem facilita recuperação de jovem em risco

quarta-feira, 28 de março de 2012

ITABUNA-BA: Casa de Passagem facilita recuperação de jovem em risco

Adolescentes em situação de risco pessoal e social têm sido atendidos em Itabuna pela Casa de Passagem, instalada há nove meses no município. Os jovens são encaminhados pelo Conselho Tutelar e Vara da Infância e da Adolescência e acolhidos por uma equipe formada por psicólogos, assistentes sociais e educadores.
Segundo o professor Valeriano Amaral Júnior, que coordena a Casa de Passagem, a instituição realiza um trabalho pioneiro na região. Os adolescentes recebidos permanecem internados por um período máximo de 45 dias, até a solução de pendências no judiciário e relativas à própria segurança do menor.
Valeriano Júnior explica que a ação desenvolvida visa reconstituir os vínculos familiar, escolar e social dos jovens que tiveram seus direitos violados. “Funciona de fato como uma unidade de acolhimento para os adolescentes com respeito, atenção e resgatando seus valores e sua cidadania”.
O professor acrescenta que cada jovem recebido tem uma rotina diária de tarefas, com acompanhamento pedagógico e manutenção de atividades escolares, com o foco no resgate da autoestima. O trabalho inclui a participação em oficinas e eventos diversos.
O projeto é bancado pelo município e gerido pela Secretaria de Assistência Social, que oferece todo o suporte operacional. Para o prefeito Capitão Azevedo, a ação é uma prioridade e auxilia na recuperação de jovens que foram vítimas de violência ou tiveram seus direitos e sua cidadania desrespeitados. Texto: Kleber Torres Fotos: Pedro Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário