> TABOCAS NOTICIAS : Descartada a possibilidade de Mal da Vaca Louca em PE

quarta-feira, 21 de março de 2012

Descartada a possibilidade de Mal da Vaca Louca em PE

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco divulgou, na manhã de ontem, 20, nota em que descarta a possibilidade de Mal da Vaca Louca na paciente que está internada, há cerca de dez dias, no Hospital Tricentenário, em Olinda (Grande Recife). As especulações foram desmentidas uma vez que essa enfermidade só foi detectada, em 1996, no Reino Unido, e a paciente não tem histórico de viagem para fora do Brasil ou de consumo de carne bovina importada.
A paciente, de 54 anos, continua com suspeita de doença priônica ou Creutzfeldt-Jakob Clássica e o Mal da Vaca Louca é apenas uma variante dessa enfermidade, transmitida pela carne de bovina. A patologia, que é irreversível, atinge o sistema nervoso através da mutação de uma proteína (príon) e causa demência súbita e tremores nos pés e mãos.
Os exames coletados na paciente foram enviados a um laboratório especializado em São Paulo. Os resultados, no entanto, ainda não serão conclusivos, porque a doença só poderá ser confirmada quando for realizado o exame do tecido do cérebro da paciente (procedimento possível apenas depois do óbito da enferma). A doença de príon já foi detectada em cinco pernambucanos, sendo o primeiro em 2009. De Beatriz Braga _PE247

Nenhum comentário:

Postar um comentário