> TABOCAS NOTICIAS : Cartilha da CGU orienta servidores públicos sobre a Lei de Acesso à Informação

sábado, 17 de março de 2012

Cartilha da CGU orienta servidores públicos sobre a Lei de Acesso à Informação

No dia 16 de maio, daqui a apenas dois meses, entrará em vigor a Lei 12.527, conhecida como Lei de Acesso à Informação, sancionada em 18 de novembro de 2011 pela presidente Dilma Rousseff. A lei garante ao cidadão acesso às informações sob a guarda de órgãos e entidades públicas. É exatamente sobre isso que trata a cartilha “Acesso à Informação Pública”, produzida pela Controladoria-Geral da União (CGU).
O objetivo da publicação é ser ferramenta útil de trabalho aos servidores públicos envolvidos no processo de atendimento à demanda da sociedade pelas informações produzidas e gerenciadas pelo governo federal.
A cartilha é baseada em oito tópicos, que tratam desde a introdução do acesso a informação como um direito universal, explorando as resoluções a Organização das Nações Unidas (ONU) sobre a transparência dos dados públicos como direito fundamental do cidadão, passando pelas dificuldades do Brasil em implantar a cultura de acesso a dados públicos, em contraposição à cultura do segredo. Leia tudo aqui http://contasabertas.uol.com.br/WebSite/Noticias/DetalheNoticias.aspx?Id=825

Nenhum comentário:

Postar um comentário