> TABOCAS NOTICIAS : BRASILEIRÃO Série D 2012

terça-feira, 13 de março de 2012

BRASILEIRÃO Série D 2012

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou a fórmula de disputa da Série D 2012, a quarta divisão do futebol nacional. E pelo segundo ano consecutivo, o sistema de disputa será o mesmo.

Os 40 participantes serão divididos em oito grupos regionalizados de cinco times, nos quais os dois primeiros colocados avançam para a segunda fase. Os 16 clubes sobreviventes disputarão as oitavas de final e assim por diante, em jogos mata-mata até sobrarem os quatro que garantirão acesso à Série C.

A data de início, no entanto, ainda não foi divulgado, mas com a maioria dos estaduais em andamento, a competição deve começar logo após os estaduais no final de maio e se estender até início de outubro, em pouco mais de cinco meses de disputa.

Da mesma forma, a grande maioria dos clubes ainda não foram divulgados, mas 14 times já tem vaga garantida entre eles os quatro times que caíram da Série C (Marília, Araguaína, Pelotas e Campinense) e alguns campões estaduais da última temporada.

Será o quarto ano da disputa da Série D. Desde de sua fundação, sempre foi jogado entre quarenta clubes, mas com o passar do tempo passou por reformulações em seu regulamento. São Raimundo-PA em 2009, Guarany-CE em 2010 e Tupi-MG em 2011 foram os campeões.

Times classificados:
Araguaína-TO (rebaixado na Série C)
Brasil de Pelotas-RS (rebaixado na Série C)
Brusque-SC (campeão da Copa Santa Catarina)
Campinense-PB (rebaixado da Série C)
CENE-MS (campeão sul-matogrossense)
Friburguense-RJ (vice-campeão da Copa Rio 2011)
Gurupi-TO (campeão tocantinense)
Juventude-RS (campeão Copa Dra. Laci Ughini 2011)
Marília-SP (rebaixado na Série C
Penarol-AM (campeão amazonense 2011)
Sampaio Correa-MA (campeão maranhense 2011)
Trem-AP (campeão amapaense 2011)
Vitória da Conquista-BA (campeão da Copa Estado da Bahia 2011)
Comercial-PI (campeão Torneio Movimentação 2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário