> TABOCAS NOTICIAS : BRASIL: Remédios ficarão 5,85% mais caros

segunda-feira, 19 de março de 2012

BRASIL: Remédios ficarão 5,85% mais caros

Novo reajuste poderá ser aplicado pelos fabricantes a partir do dia 31 deste mês. Imagem: Ovidio Carvalho/ON/D.A. PressOs medicamentos ficarão mais caros no final deste mês. Resolução da  Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed) publicada hoje no Diário Oficial da União (DOU) autoriza o aumento de até 5,85% nos preços dos remédios. O reajuste pode ser aplicado pelos fabricantes a partir do dia 31 de março de 2012.
De acordo com a Cmed, o aumento é baseado em um modelo de teto de preços dos produtos calculado com base no fator de produtividade e no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Pelo texto da resolução da Cmed, os laboratórios poderão aplicar o reajuste de até 5,85% para as classes terapêuticas com participação de genéricos em faturamento igual ou superior a 20%.
Já as classes terapêuticas com participação dos genéricos entre 15% e 20% no faturamento poderão aplicar o aumento de até 2,80%. Enquanto os produtos com participação de genéricos no faturamento abaixo de 15% terão reajuste negativo de 0,25%.
A Cmed orienta os fabricantes de medicamentos providenciarem a ampla publicidade e divulgação dos preços através de publicações especializadas de grande circulação. Por Rosa Falcão com informações da Anvisa

Nenhum comentário:

Postar um comentário