> TABOCAS NOTICIAS : Bebidas açucaradas aumentam risco de doença cardíaca

terça-feira, 13 de março de 2012

Bebidas açucaradas aumentam risco de doença cardíaca

Os homens que consomem diariamente bebidas açucaradas têm um risco 20% maior de sofrer doenças cardíacas do que os que não ingerem essas bebidas, revela um estudo divulgado na segunda-feira nos Estados Unidos.
A pesquisa, dirigida por Frank Hu, professor de nutrição e epidemiologia na Universidade de Harvard (Massachussetts, nordeste), acompanhou mais de 42 mil homens, a maioria deles brancos, durante 22 anos.
O estudo, publicado na Circulation, revista da Associação Americana do Coração (AHA, na sigla em inglês), encontrou um maior risco cardíaco, como altos níveis de inflamação e lipídeos daninhos conhecidos como triglicerideos, em quem tomava diariamente bebidas doces.
Esses efeitos não foram observados em quem bebia até duas bebidas açucaradas por semana.
Segundo Hu, a pesquisa "proporciona uma justificativa sólida para reduzir o consumo de bebidas açucaradas entre os pacientes e, mais importante, na população geral".
As doenças cardíacas são a principal causa de morte nos Estados Unidos e entre os principais fatores de risco estão a obesidade, o tabagismo, a falta de exercícios, a diabetes e os maus hábitos alimentares. Da AFP/Paris

Nenhum comentário:

Postar um comentário