> TABOCAS NOTICIAS : 23 DE MARÇO - DIA DO METEOROLOGISTA

sexta-feira, 23 de março de 2012

23 DE MARÇO - DIA DO METEOROLOGISTA

Por ser a data de fundação da Organização Mundial de Meteorologia (WMO da ONU, em 23 de março de 1950), o dia 23 de março foi escolhido como o Dia Mundial do Meteorologista.  A Organização, que tem sede em Genebra, na Suíça, trabalha como facilitadora mundial, estabelecendo por exemplo as bases das contribuições da Meteorologia para a conservação dos recursos hídricos do planeta, para a identificação das causas e para o combate à desertificação, nas causas das mudanças climáticas, no manejo das reservas hídricas das megacidades e regiões agrícolas, alguns dos principais problemas que estão afetando a vida do planeta.
O tema escolhido pela WMO em 2003 para comemorar a data foi "Nosso clima futuro" (Our future climate).
O que é Meteorologia?
Em todas as atividades que fazem parte do nosso cotidiano existe a influência das condições do tempo. É só pensar nas nossas viagens (terrestres, aéreas e marítimas), no plantio e na colheita, em todas as nossas atividades ao ar livre. Nesses momentos, a gente nem lembra que existe um monte de técnicos altamente especializados, observadores e cientistas que, apoiados pela moderna tecnologia, trabalham dia e noite para pesquisar e prever as condições do tempo que vamos enfrentar. E que este serviço muitas vezes tem salvado vidas, quando prevê por exemplo as nevascas e os tornados.

A meteorologia é o estudo científico da atmosfera em escala global, dentro de regiões e em localidades específicas, e a formulação de conclusões que permitem o conhecimento sobre os fenômenos atmosféricos e as previsões sobre o tempo.Volte sempre: http://www.portalescolar.net/2011/02/23-de-marco-dia-do-meteorologista.html#ixzz1pte2agDX

Nenhum comentário:

Postar um comentário