> TABOCAS NOTICIAS : 16 de MARÇO

sexta-feira, 16 de março de 2012

16 de MARÇO

16 de Março – Dia Nacional do Ouvidor

Dia instituído pelo Projeto de Lei número 764/07, baseado na data de criação da ABO (Associação Brasileira de Ouvidores), ocorrida em 16 de março de 1995.
Como a própria palavra estampa, o termo Ouvidoria provém do verbo “ouvir”. No sentido geral, sua função é ouvir críticas.
A Ouvidoria é um canal de comunicação direta entre o cidadão e o Poder Público. É um órgão interlocutor com a sociedade, recebendo dela reclamações, denúncias, sugestões e elogios, estimulando a participação do cidadão no controle e avaliação da prestação dos serviços públicos.
É, portanto, um órgão estratégico, constituindo-se em poderoso instrumento para a transformação institucional permanente, favorecendo mudanças e ajustes em suas atividades e processos, em sintonia com as demandas da sociedade, ou seja, um caminho efetivo na busca da qualidade, da transparência e da cidadania. Fonte: CCJC / Ouvidoria IQSC / TCE-MT / Portal Fiocruz

16 de Março (Data Móvel) – Dia Mundial do Sono – World Sleep Day

Data instituída pela OMS. É comemorado na sexta-feira antes do começo da Primavera no Heminsfério Norte.
O sono é um indicador de saúde. Uma boa noite de sono ajuda a repor as energias e, de acordo com estudos recentes, pode até garantir um peso adequado. No entanto, a evolução do homem tem interferido cada vez mais nesse momento revigorante e tão indispensável para a qualidade de vida. O homem moderno dorme duas horas a menos que há cem anos atrás e a luz elétrica é uma das grandes responsáveis por isso.
Até a invenção da lâmpada elétrica, o sol era quem comandava a vida. Bastava anoitecer e todo mundo ia para a cama dormir tranquilamente. No entanto, com o advento da eletricidade, a produção de melatonina, hormônio que induz ao sono e que só é secretado no escuro, passou a ficar comprometida. Com isso o homem moderno começou a dormir menos.
É claro que a luz elétrica não leva toda a culpa. Um bom sono depende de diversos fatores, externos e internos, e podem incluir desde a qualidade do colchão e do travesseiro até os hábitos alimentares da pessoa. Fatores da vida moderna como ansiedade e estresse, por exemplo, têm sido apontados cada vez mais como destruidores de uma boa noite de sono, comprometendo a disposição e o rendimento no dia seguinte. Fonte: Vya Estelar / Master Your Sleep / World Sleep Day

Nenhum comentário:

Postar um comentário