> TABOCAS NOTICIAS : 14 de MARÇO

quarta-feira, 14 de março de 2012

14 de MARÇO

14 de Março – Dia Nacional da Poesia

O Dia Nacional da Poesia é comemorado em homenagem ao nascimento de Castro Alves, grande escritor baiano, em 14 de março de 1847. Poeta do romantismo, ele foi um dos maiores nomes da poesia brasileira. Suas obras que mais se destacaram foram: Os Escravos (no qual há o seu famoso poema Navio Negreiro) e Espumas Flutuantes, cujas características principais são a valorização do amor e a luta por liberdade e justiça.
Poesia é uma arte literária e, como arte, recria a realidade. O poeta Ferreira Gullar diz que o artista cria um outro mundo “mais bonito ou mais intenso ou mais significativo ou mais ordenado – por cima da realidade imediata”.
Para outros, a arte literária nem sempre recria. É o caso de Aristóteles, filósofo grego que afirmava que “a arte literária é mimese (imitação); é a arte que imita pela palavra”.
Declamando ou escrevendo, fazer poesia é expressar-se de forma a combinar palavras, mexer com o seu significado, utilizar a estrutura da mensagem. Isto é a função poética.
A poesia sempre se encontra dentro de um contexto cultural e histórico. Os vários estilos poéticos, as fases de cada autor, os acontecimentos da época e tantas outras interferências muitas vezes se misturam à obra e lhe dão novos significados.
Antigamente os poemas eram cantados, acompanhados pela lira, um instrumento musical muito comum na Grécia antiga. Por isso, diz-se que a poesia pertence ao gênero lírico. Hoje, os poemas podem ser divididos em quatro gêneros: épico, didático, dramático e lírico.
As linhas de um poema são os versos. O conjunto desses versos chama-se “estrofe”. Os versos podem rimar entre si e obedecer à determinada métrica, que é a contagem das sílabas poéticas de um verso. Os versos mais tradicionais são as redondilhas; a redondilha menor tem cinco sílabas, e a maior com sete; os versos decassílabos, dez; os alexandrinos, doze.
A rima é um recurso que confere musicalidade aos versos, baseando-se na semelhança sonora das palavras do final ou, às vezes, do interior dos versos. Rima, ritmo e métrica são características especiais de um poema e que podem variar, dependendo do movimento literário da época.
No Brasil, os primeiros poemas surgiram junto com o seu descobrimento, pois os jesuítas usavam versos para catequizar os índios. Depois, surgiram outras formas de poesia, como o barroco (1601-1768), o arcadismo (1768-1836), o romantismo (1836-1870), o parnasianismo (1880-1893), o simbolismo (1893-1902), o pré- modernismo (1902-1922), o Modernismo (1922-1962), até a forma de hoje.
O dia 21 de março foi proclamado pela UNESCO como o Dia Mundial da Poesia. A data escolhida é o início da primavera no hemisfério norte. Fonte: IBGE Teen / Portal São Francisco

14 de Março – Dia Internacional de Ação Pelos Rios – International Day of Action for Rivers

Em 1997, em Curitiba, a declaração final do I Encontro Internacional dos Atingidos por Barragens e de seus aliados, afirmou: “Para simbolizar a nossa crescente união, nós declaramos que o dia 14 de março, o dia brasileiro de Lutas Contra as Barragens, a partir de agora torna-se o Dia Internacional de Ação Contra as Represas e pelos Rios, a Água e a Vida “.
O desenvolvimento de represas em territórios dos povos marginalizados quase universalmente tem sido uma história de promessas quebradas, meios de vida prejudicados, sítios culturais inundados e perdas espirituais. Mas uma nova história está se desdobrando, onde os povos atingidos, que enfrentam desigualdades aparentemente impossíveis, estão prevalecendo com a ocorrência da restauração dos rios e os esforços para reparar os danos passados estão sendo iniciados.
Na Guatemala, depois que mil indígenas Maias se deslocaram pela Represa Chixoy, ocuparam as instalações da hidrelétrica da represa, o governo concordou em conversar a respeito de compensações.  E nos Estados Unidos, as tribos de Hoopa Valley e Yurok na Califórnia comemoraram uma vitória há muito esperada em seus esforços para recuperar o Rio Trinity e sua pesca ancestral, quando um tribunal federal de apelação ordenou a implementação do plano 2000 de restauração do Rio Trinity, que aumentaria o fluxo para o rio através das represas existentes.
The International Day of Action for Rivers (former titel International Day against Dams, for Rivers, Water, and Life) was inspired and mandated by the participants of the First International Meeting of People Affected by Dams that took place in March, 1997 in Curitiba, Brazil. ( Curitiba Declaration ). Fonte: International Rivers / Proteger

14 de Março – White Day

White Day (ホワイトデー, literalmente em português, Dia Branco) é celebrado no Japão, Coreia e Taiwan, em 14 de março, um mês depois do Dia de São Valentim.
No Dia de São Valentim as mulheres dão presentes e chocolates aos homens. No White Day é a vez dos homens, retribuindo com chocolate branco e outros presentes.
O feriado começou em 1965, quando um fabricante de marshmallow começou a vender a ideia aos homens de que eles deveriam retribuir às mulheres que lhes deram chocolates, com  presentes e marshmallows. Originalmente, o dia foi chamado de Dia dos Marshmallows, e mais tarde mudado para White Day.
Logo, as fábricas de chocolate perceberam que podiam capitalizar em cima desse dia também e começaram a vender a ideia de dar chocolate branco. Agora, os homens japoneses dão marshmallows, chocolate branco e não branco, bem como outros presentes comestíveis e não-comestíveis para as mulheres que foram gentis o suficiente para pensar neles e presenteá-los com chocolate no Dia de São Valentim, um mês antes.
White Day is a day that is marked in Japan, South Korea, Taiwan and China on March 14, one month after Valentine’s Day. Fonte: Wikipédia

14 de março - Dia do vendedor de livros

14 de março é o dia de comemorarmos o dia de alguém não menos importante para a disseminação do livro - o vendedor de livros. O livro é um portal mágico que oferece prazer, conhecimento e entretenimento. Não temos dúvida sobre a importância das histórias na formação de uma criança, a literatura infantil é o início da formação do leitor. O interesse pela leitura deve surgir cedo, quando a criança ainda não sabe decifrar o código, mas lê com sua interpretação de mundo, ouvindo a história que lhe contam, imagina e vivência a mesma. No início da Idade Média os livros eram manuscritos em rolos de papiro ou pergaminho. Na Europa, os livros formados por páginas costuradas em uma lombada surgiram no século XIII. Mas ainda eram manuscritos, o que os tornava raros e caros. Os Chineses foram os pioneiros na arte de imprimir livros, usando blocos de madeira com caracteres entalhados. Passava-se tinta nesses blocos, que eram em seguida aplicados ao papel. Os primeiros livros tratavam de magia ou de temas escolares.Volte sempre: http://www.portalescolar.net/2011/02/14-de-marco-dia-do-vendedor-de-livros.html#ixzz1p2zKb543

Nenhum comentário:

Postar um comentário