> TABOCAS NOTICIAS : 12 de MARÇO

segunda-feira, 12 de março de 2012

12 de MARÇO

12 de março - Dia do bibliotecário

Dia do Bibliotecário - 12 de março. A data foi instituida em homenagem ao engenheiro e bibliotecário Manuel Bastos Tigre, que nasceu em 12 de março de 1882 e, ao terminar o curso de Engenharia, em 1906, resolveu fazer aperfeiçoamento em eletricidade, nos Estados Unidos. Uma vez lá, conheceu o bibliotecário Melvil Dewey, que instituiu o Sistema de Classificação Decimal.

O encontro foi decisivo para Manuel, pois em 1915, aos 33 anos de idade, abandonou a engenharia para trabalhar com biblioteconomia.

Ele prestou concurso para bibliotecário do Museu Nacional do Rio de Janeiro e se classificou em primeiro lugar, com o estudo sobre a Classificação Decimal.

Transferido em 1945 para a Biblioteca Nacional, onde ficou até 1947, assumiu depois a direção da Biblioteca Central da Universidade do Brasil, na qual trabalhou, mesmo depois de aposentado, ao lado do Reitor da instituição, Professor Pedro Calmon de Sá.
O que faz um bibliotecário?

O profissional da área de biblioteconomia administra bancos de dados e se responsabiliza por classificar e armazenar informações, além de orientar o público que procura uma biblioteca.

Hoje em dia, quem domina tecnologias da computação pode gerenciar arquivos digitais ou organizar páginas para a internet.

É bom lembrarmos também que a qualidade da orientação fornecida pelo bibliotecário, a quem procura uma biblioteca, vai depender de sua própria vivência com a leitura, ou seja, de sua experiência pessoal com os livros e o com o próprio conhecimento em si.

Porque o saber técnico, ligado ao ofício propriamente dito - catalogação, arquivamento, etc. - poderá ser assimilado por qualquer pessoa que se dedique ao estudo da biblioteconomia.

Para atuar como bibliotecário, é preciso, após a graduação, obter o registro no Conselho Regional de Biblioteconomia.

Quem pretende ingressar no curso, já deve ficar sabendo que entre as disciplinas básicas estão língua portuguesa, inglês e literatura. É obrigatório ainda que se faça um estágio, sendo exigida uma monografia final.
Em algumas instituições, o curso, que tem duração média de quatro anos, é chamado de Ciência da Informação ou Gestão da Informação. Volte sempre: http://www.portalescolar.net/2011/02/12-de-marco-dia-do-bibliotecario-datas.html#ixzz1orWtShld 

RECIFE E OLINDA - ANIVERSÁRIO 12 DE MARÇO

Recife

Capital de Pernambuco, Recife nasceu na foz dos rios Capibaribe e Beberibe. Possui inúmeros canais e pontes, e por essa razão é conhecida como a “Veneza brasileira”.

Recife alia a arquitectura das zonas modernas a um centro histórico com casas coloniais do séculos XVII e XIX. Esta cidade também é famosa pelas suas praias, possui a também conhecida Praia de Boa Viagem, uma das mais belas praias urbanas do Brasil, onde se encontram diversas piscinas naturais, além de ser o ponto de partida para muitos outros destinos com praias do Estado de Pernambuco.
Com a movimentação do porto cada vez maior, o Recife caiu de vez nas graças de Portugal e o seu modelo mercantilista, passando a receber mais benefícios e atrair mais comerciantes. Não é para menos que logo depois da Independência do Brasil, a vila é elevada à cidade (1823) e, mais tarde,à capital de Pernambuco (1827).

No cenário nacional, o Recife se destacou como sede das três mais importantes revoluções libertárias da História do Brasil, que ocorreram no século 19: a Revolução Republicana,em 1817; a Confederação do Equador, em 1824; e a Revolução Praieira,em 1848.

A primeira é considerada como o único dos movimentos colonias do Brasil que conseguiu passar da fase meramente conspiratória - ao contrário do que a conteceu com a Inconfidência Mineira (MG) e com a Revolta dos Alfaiates (BA).

A segunda foi um movimento de caráter separatista, que envolveu também o Ceará, a Paraíba e o Rio Grande do Norte. Nessa revolução - na qual aparece aquele que é considerado o maior mártir do Estado, o Frei Caneca. Recife sedia mais uma vez os principais acontecimentos.

Já a terceira se destaca como o último movimento liberal e interno que aconteceu no 2º Reinado do Brasil, revelando heróis urbanos e marcos históricos da luta dos liberais contra os conservadores, como a rua da Praia.

Verdadeira lição na História do Brasil, Recife talvez seja a cidade mais marcada e castigada do País, devido à sua ação libertária e constante de combate ao nepotismo.

Olinda
Fundado em 1535 por Duarte Coelho Pereira, o povoado de Olinda foi elevado a vila em 12 de março de 1537. Olinda era sede da capitania de Pernambuco, mas foi incendiada pelos holandeses que transferiram a sede para o Recife.

Em 1637 foi elevada à categoria de cidade, voltando a ser capital de Pernambuco em 1654 quando os portugueses retomaram o poder e expulsaram os holandeses. Em 1837, perde de vez o título de capital para o Recife. Além de sua beleza natural, Olinda é também um dos mais importantes centros culturais do país.
Declarada, em 1982, Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO, Olinda revive o esplendor do passado todos os anos durante o Carnaval, ao som do frevo, do maracatu e outros ritmos irresistíveis.

Olinda abriga um pólo de eventos bastante conceituado. O Centro de Convenções de Pernambuco (foto) é considerado o terceiro maior pólo de eventos do país e um dos mais modernos da América Latina. Olinda, Pernambuco. (IBGE e Governo do Estado de Pernambuco) Volte sempre: http://www.portalescolar.net/2011/02/12-demarco-aniversario-de-recife-e.html#ixzz1orXGrYsX

Nenhum comentário:

Postar um comentário