> TABOCAS NOTICIAS : 03 DE MARÇO

sábado, 3 de março de 2012

03 DE MARÇO

3 de Março – Dia do Corpo de Intendentes da Marinha do Brasil

O Corpo de Intendentes da Marinha é uma Organização Militar da Marinha do Brasil.
A intendência da Marinha remonta à criação, por Alvará Régio de 3 de março de 1770, do cargo de Intendente da Marinha e seus Armazéns Reais no Arsenal da Bahia, no espírito das reformas empreendidas pelo Marquês de Pombal. Este cargo visava solucionar os problemas ligados à gestão, constituindo-se numa evolução do antigo cargo de “Provedor”, o responsável pelos feitos da Fazenda Real encarregado dos armazéns de materiais, mantimentos e munição de guerra da Coroa de Portugal.
Atualmete as suas maiores responsabilidades compreendem a logística de suprimentos e de transporte, a coordenação do orçamento da Marinha, a execução orçamentária e financeira, a gestão do patrimônio imobiliário, o controle interno, a administração e o pagamento dos servidores civis e militares – ativos, inativos e as pensionistas.
Presente em todas as regiões do território brasileiro, quer nos estabelecimentos de terra, quer a bordo das embarcações da Esquadra, ou guarnecendo os Batalhões de Fuzileiros Navais, o Corpo de Intendentes da Marinha mantém-se em constante atualização e aprimoramento profissional, adotando modernas técnicas de gestão para o suprimento dos diversos materiais e produtos de que a Marinha necessita para a aplicação do Poder Naval. Fonte: Wikipédia 
3 de Março – Dia das Meninas no Japão – Hinamatsuri
Pedir saúde, felicidade e sorte para as meninas. Esse é o objetivo do Hinamatsuri (Festival das Meninas), também conhecido como Momo no Sekku (Festival do Pêssego, fruto muito ligada ao evento, por sua florada coincidir com a data), comemorado em 3 de março, em todo o Japão.
Esse festival tem origem na fusão dos costumes chinês e japonês do início da primavera, quando era hábito entrar na água para pedir saúde e afastar a má sorte. Os bonecos Odairisama e Ohinasama representam um casal imperial do Período Heian (de 794 a 1192) e são baseados nos Nagashi-binas, bonecos de papel que passaram a substituir as pessoas nesse ritual de entrada nos rios.
No Período Edo (de 1603 a 1867), esses bonecos foram incrementados e passaram a ser confeccionados de pano e barro, incorporando vários utensílios ao cortejo imperail. Dessa forma, jogá-los nos rios passou a ser um desperdício, e criou-se o hábito de expô-los.
Foi nessa ocasião que os bonecos  passaram a ser connsiderados amuletos para a felicidade conjugal, e os utensílios do cortejo, um desejo para que cada menina se torne uma boa esposa.
O cortejo completo é formado por 15 bonecos: casal imperial, 3 serviçais, 5 músicos, 2 conselheiros e 3 guardas imperiais, além de pequenas lanternas e miniaturas de móveis da época. Uma bebida adocicada feita à base de arroz e doces também costumam enfeitar o altar do festival, que geralmente tem como cardápio os pratos típicos japoneses. Fonte: Arquivo Pessoal - http://emiliaeiko.wordpress.com/author/emiliaeiko/

Nenhum comentário:

Postar um comentário