> TABOCAS NOTICIAS : VASCO X FLAMENGO: Duelo tático por vaga no primeiro Clássico dos Milhões de 2012

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

VASCO X FLAMENGO: Duelo tático por vaga no primeiro Clássico dos Milhões de 2012

Cristovão e Joel Santana: quem vencerá nesta quarta-feira? (Fotos: Bruno de Lima e Cleber Mendes)
Cristovão e Joel Santana (Fotos: Bruno de Lima e Cleber Mendes)
Simétricos e com técnicos de estilos semelhantes. Assim Vasco e Flamengo fazem o primeiro Clássico dos Milhões de 2012, nesta quarta-feira, às 22h, no Engenhão, valendo uma vaga na decisão da Taça Guanabara.
Do lado Cruz-Maltino, apesar de ter o time com o segundo ataque mais positivo da competição, Cristovão faz mistério. A tendência é que ele priorize o meio de campo, escalando três volantes e deixando Wiliam Barbio no banco. No Rubro-Negro, a tendência também é que Joel Santana mantenha a formação com três volantes e três atacantes mais à frente. O esquema remonta, de certa maneira, ao padrão tático dado ao time por Vanderlei Luxemburgo, que deixou o clube para Joel assumir.
A defesa rubro-negra foi vazada apenas uma vez no torneio e, sistematicamente, o treinador do Fla tem ressaltado a força do meio, que dá liberdade para seu trio de ataque poder funcionar perfeitamente.
E Cristovão estudou o Rubro-Negro exatamente da maneira que ele vem jogando com o atual técnico, Joel Santana. Moldar o Vasco em função do adversário é um método corriqueiro de Cristovão. No caso do jogo desta quarta, ele projeta o time com um posicionamento parecido com o do rival. A aposta do treinador é nas saídas pelas laterais para vencer.
– O Flamengo é muito forte, tem outras variações. Todo mundo tem seu ponto mais forte, tem sua melhor opção. Temos de ter equilíbrio – disse Cristovão.
BATE-BOLA
CRISTOVÃO BORGES

Técnico do Vasco
O clássico vai marcar o encontro de dois técnicos que se destacam pelo lado tático...
Eu conheço o Joel, mas não tenho muita intimidade. É um mestre, sabe muito de futebol. Nos enfrentamos muitas vezes.
Espera por um jogo truncado?
Imagino que no início isso aconteça, com os times se estudando, mais cautelosos. Com o passar do tempo, os espaços irão aparecer e os jogadores terão de estar bem no momento em que isso acontecer. Temos também que valorizar a posse de bola
Já sabe qual time vai colocar em campo no clássico, pelo que você já viu do rival?
Vou colocar aquilo que achar melhor para as situações que podem acontecer no clássico.
Ronaldinho Gaúcho terá marcação especial?
Não penso em marcação especial em cima do Ronaldinho. A gente não faz isso. Nós fazemos uma marcação por zona.
BATE-BOLA
JOEL SANTANA

Técnico do Flamengo
O que foi feito no trabalho tático na véspera do clássico? Já é possível adiantar quem jogará ao lado de Welinton na zaga?
Treinamos duas formações e vamos ver o que iremos definir. O que tentamos fazer no treino é ver como estes times se comportavam em campo e agora vamos escolher o modo mais agradável para nós. Foram 30 minutos de treino. É pouco, mas pelo menos não crio uma surpresa para eles. Isso não é mistério. Isso é o molho. Se eu te disser quem entra na zaga vou te dar a cereja do bolo. Aí é molezinha. Mas pode apostar que vocês vão errar no máximo um jogador só.
Os jogadores treinaram muitas cobranças de pênalti após o trabalho tático. Isso foi um pedido seu, já fazendo uma previsão de que a vaga poderá ser definida após o tempo regulamentar?
Tem de treinar porque se for para o empate e a gente perder vão falar que isso aconteceu pois os jogadores não praticaram. O goleiro deles é muito bom, é um estudioso... Por isso nós treinamos, mas queremos vencer a partida no tempo normal sem precisar dos pênaltis. De http://www.lancenet.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário