> TABOCAS NOTICIAS : UNA-BA: Sedur e Emasa representaram Itabuna no “Desafio do Lixo”

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

UNA-BA: Sedur e Emasa representaram Itabuna no “Desafio do Lixo”

O destino dos resíduos orgânicos foi tema de debate entre gestores municipais, representantes do Ministério Público e do Meio Ambiente, além de órgãos do Estado da Bahia e da iniciativa privada, durante o Seminário Desafio do Lixo, realizado nos últimos dias 6 e 7, na Ilha de Comandatuba, na cidade de Una. A Prefeitura Municipal de Itabuna foi representada pelo secretário de Desenvolvimento Urbano, José Alencar e o diretor da Empresa Municipal de Águas e Saneamento – Emasa, Octaviano Burgos, que interagiram com especialistas sobre a elaboração de um Plano Municipal de Resíduos Sólidos.
No encontro, foi discutido o destino do lixo que é um dos mais urgentes problemas que aflige mais de 5 mil municípios no Brasil. Entre as soluções apontadas está a ideia de realização de um consórcio, em conjunto com vários municípios para desenvolver um aterro sanitário, que seria compartilhado entre os municípios. outra proposta prevê a Participação do Público Privado (PPP) na gerência do projeto de destinação do lixo, ao passo que o município ficaria responsável pela fiscalização.
Nesse sentido, o secretário José Alencar destacou queestá trabalhando na elaboração de um projeto que será apresentado ao prefeito Capitão Azevedo e vislumbrará a melhor alternativa para o lixão em Itabuna. Ao passo que o governo estará licitando uma empresa para a execução do Plano Municipal de Saneamento Básico.
A verba destinada para erradicar os lixões a céu aberto, pelo Governo Federal está alçada no valor de R$ 1,5 bilhões e os municípios tem até agosto de 2014 para se enquadra a Lei Nacional de Resíduos Sólidos, que estabelece a utilização de alternativas ambientalmente corretas para a destinação do lixo orgânico.
O evento contou com a participação da Associação dos Municípios do Sul e Extremo Sul da Bahia – Amurc e foi coordenado pelo auditor público, José Raimundo Santos de Araújo. Segundo ele, durante o seminário os gestores municipais captaram informações de especialistas para a elaboração um plano de resíduos sólidos e ficaram atentos para o diagnóstico da situação lixo e as metas para redução e reciclagem, já que o fim a ser alcançado é a eliminação dos lixões. Texto: Viviane Cabral – Foto:Valdir Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário