> TABOCAS NOTICIAS : Um em cada 10 médicos já mentiu para os pacientes, diz estudo

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Um em cada 10 médicos já mentiu para os pacientes, diz estudo

Todo mundo conta uma mentira eventualmente, até mesmo os médicos. Segundo estudo publicado no journal Health Affairs, 11% dos profissionais já falaram coisas que não eram de fato verdade para os pacientes no último ano.
A pesquisa, organizada por médicos da Universidade de Medicina de Harvard e por profissionais de outras universidades, também identificou que 34% dos entrevistados não concordam totalmente com a ideia de que os médicos devem divulgar todos os erros médicos aos pacientes afetados.
De acordo com os pesquisadores, a descoberta levanta preocupações de que alguns pacientes não recebem informações completas e precisas do médico.
O resultado também questiona se o cuidado centrado no paciente, filosofia da medicina para respeitar as preferências, necessidades e valores individuais, é respeitada sem transparência por parte dos médicos.
Os pesquisadores entrevistaram cerca de 1.900 médicos de diversas especialidades e 55% deles admitiram já passar um prognóstico de forma mais positiva do que realmente era.
Para os autores do estudo, um dos possíveis motivos para os médicos adotarem esse comportamento é não querer que os pacientes percam fé no tratamento e em uma possível cura.
A publicação também aponta outros motivos. como falta de treinamento do profissional para lidar com essa situação, incerteza no prognóstico e pedidos dos familiares do paciente.
Mais pesquisas são necessárias para entender melhor quando e por que os médicos acham normal não falar a verdade sempre aos pacientes. do UOL Ciência e Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário