> TABOCAS NOTICIAS : Rede social ajuda a cuidar de dinheiro

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Rede social ajuda a cuidar de dinheiro

GISELE TAMAMAR
Rede social também é ambiente para aprender sobre educação financeira. Quem quiser obter informações sobre como organizar o orçamento, como poupar e investir, conta com a ajuda de especialistas em finanças pessoais e instituições do setor por meio de seus perfis no Twitter ou no Facebook. Eles dão dicas, replicam mensagens que consideram significativas para seus seguidores, divulgam eventos, artigos e até respondem dúvidas.
Alguns especialistas cuidam pessoalmente de suas contas nas redes sociais. É o caso do consultor financeiro Gustavo Cerbasi, que tem o perfil no Twitter desde 2008 e 28.515 seguidores. “Viajo muito e sigo perfis específicos para ficar informado. Aproveito quando estou em trânsito para interagir com meus seguidores”, conta Cerbasi, que responde pelo menos 80% das dúvidas recebidas pelo microblog.
Ele ‘retuíta’ notícias que considera interessante, mas tem a preocupação de evitar assuntos muito falados. “Procuro levar informação que acrescente algo ao meu seguidor. É um canal para críticas, questionamentos, elogios. É um termômetro para o meu trabalho”, diz o consultor.
Durante a semana, por exemplo, Cerbasi indicou uma planilha para organizar as finanças e mensagens do seu livro Pais Inteligentes Enriquecem Seus Filhos. Já sua ‘fan page’ no Facebook, Gustavo Cerbasi (Oficial), é atualizada por um jornalista com posts feitos pelo próprio Cerbasi.
Antonio de Julio é outro especialista em finanças que cuida pessoalmente do perfil no Twitter. Com 11.156 seguidores, ele costuma publicar artigos, entrevistas, dicas de finanças pessoais e notícias. “De nada adianta você postar o seu trabalho se não interagir com as pessoas. E além disso, é uma ótima maneira de saber o que acham do seu trabalho e quais são as maiores dúvidas dos seus seguidores”, afirma Julio.
Com uma conta no microblog desde 2009 e 1.906 seguidores, o economista Marcos Silvestre conta com a ajuda de uma assessoria desde o ano passado para as atualizações. São realizados sorteios de livros e até já foi feita uma sessão de Twitcam (videoconferência ao vivo) de uma hora de interação entre o economista e os internautas. Para Silvestre, a ferramenta online é uma excelente oportunidade para o usuário da web aprender. “A vantagem do Twitter é que isso pode ser feito de forma leve, fracionada, um pouquinho todo dia, sem ter de ler centenas de páginas sobre o assunto do dia para a noite”, afirma.
O educador financeiro Reinaldo Domingos também conta com um apoio para atualizar seu perfil no microblog. “Eu ‘tuíto’ e minha assessoria também ajuda com as novidades. É uma ferramenta de muita responsabilidade. Quem quer ser independente financeiramente, sair das dívidas ou ter uma aposentadoria sustentável pode me seguir”, convida Domingos, que tem 714 seguidores.
Segundo ele, sites de relacionamento são ferramentas poderosas de educação. Para Domingos, é uma forma de atingir a nova geração que está conectada, mas também as pessoas mais velhas que estão na rede. “A velocidade da informação é muito grande.”
Mas não são só os especialistas que estão na internet. Instituições também querem manter seus investidores informados. A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) tem um canal, o “Como Investir”, para contribuir para a educação financeira e formação do investidor. É possível ficar informado sobre finanças pessoais e investimentos por meio do Facebook e do Twitter, que são atualizados diariamente.
A BMF&Bovespa também tem seus canais de interação e tem perfis no Twitter, Facebook e YouTube, por exemplo. Cerca de 11 mil pessoas já “curtiram” a página da Bolsa no Facebook e 25 mil pessoas seguem o perfil no Twitter.
É importante o internauta se certificar sobre quem é o responsável pelos posts para ter certeza de que a informação é confiável.
Nas redes sociais
GUSTAVO CERBASI
@gcerbasi
Consultor financeiro e autor de livros como Casais Inteligentes Enriquecem Juntos e Pais Inteligentes Enriquecem seus Filhos
28.447 seguidores
MARCOS SILVESTRE
@marcossilvestre
Economista, educador financeiro, autor de 12 meses para enriquecer e Investimentos à Prova de Crise
1.882 seguidores
ANTONIO DE JULIO
@antoniodejulio
Especialista em finanças pessoais e educação financeira da MoneyFit, co-autor do livro Por Dentro da Bolsa de Valores
11.092 seguidores
ANDRÉ MASSARO
@andremassaro
Especialista em finanças pessoais e autor de MoneyFit e Por Dentro da Bolsa de Valores
23.155 seguidores
REINALDO DOMINGOS
@reinaldodsop
Educador, terapeuta financeiro, presidente do Instituto Dsop de Educação Financeira e autor de livros como Terapia Financeira e Livre-se das Dívidas
711 seguidores
SILVIA ALAMBERT
@SilviaAlambert
Especialista em educação financeira de crianças e jovens
706 seguidores
COMO INVESTIR
@Como_Investir
Canal da Anbima voltado para educação financeira. Fan page no Facebook: Como Investir
3.392 seguidores
BMF&BOVESPA
@Info_BMFBOVESPA
Canais de informação da BMF&Bovespa. Fan page no Facebook: BM&FBOVESPA – A Nova Bolsa
23.375 seguidores. De http://www.jt.com.br/seu-bolso/

Nenhum comentário:

Postar um comentário