> TABOCAS NOTICIAS : PT decide manter Marta Suplicy na vice-presidência do Senado

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

PT decide manter Marta Suplicy na vice-presidência do Senado

A bancada do PT no Senado decidiu hoje (1º) manter a senadora Marta Suplicy (SP) na 1º vice-presidência da Casa. No início do ano passado, os parlamentares fecharam acordo pelo qual haveria um rodízio no cargo e na presidência das comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e de Direitos Humanos (CDH), mas ele foi "revisto". Com isso, Delcídio Amaral (MS) permanecerá à frente da CAE e Paulo Paim (RS) na CDH.
O novo líder do PT, Walter Pinheiro (BA), escolhido para substituir o pernambucano Humberto Costa, disse que a bancada reconheceu o acordo, "mas entendeu que, diante da conjuntura do momento", seria necessária uma "revisão" desse entendimento. De acordo com Pinheiro, em 2013, haverá eleição para a escolha dos membros da Mesa Diretora do Senado e não haverá qualquer acordo para que "fulano ou beltrano venha a ocupar qualquer cargo".
Pinheiro disse que, no comando da bancada, vai procurar uma "completa afinação" com o PMDB, principal aliado do governo, e com os demais partidos da base. O novo líder minimizou o episódio que envolvou o líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), e a Presidência da República, em que o peemedebista tentou manter na direção-geral do Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs, Elias Fernandes, que foi por ele indicado.
"Não podemos trazer isso para o Senado", disse Pinheiro. Ele ressaltou que trocas como essa sempre poderão ocorrer, não só no Dnocs, mas também em outros órgãos da administração federal.
O senador Wellington Dias (PI), que disputava o comando da bancada com Pinheiro, foi incumbido pelo partido de trabalhar na coordenação das campanhas nas eleições municipais. O presidente do PT, Rui Falcão, que participou da reunião, disse que o partido tem como prioridade no pleito deste ano a conquista das prefeituras de municípios com mais de 150 mil eleitores que tenham redes de emissoras de rádio e TV.
Especificamente sobre a cidade de São Paulo, Falcão ressaltou que Marta Suplicy atuará firmemente na campanha do ex-ministro da Educação, Fernando Haddad, que deve ser indicado candidato do PT à prefeitura. "A senadora Marta Suplicy nunca colocou em dúvida o seu apoio ao nosso candidato Fernando Haddad. Também não colocou qualquer condição ou imposição", acrescentou. Da Da Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário