> TABOCAS NOTICIAS : Pessoas com nomes de pronúncia fácil têm mais sucesso, diz estudo

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Pessoas com nomes de pronúncia fácil têm mais sucesso, diz estudo

Se você tem um nome simples, de fácil pronúncia, pode agradecer aos seus pais. Eles te deram mais chances de ganhar amigos e benefícios no ambiente de trabalho, de acordo com um estudo da Universidade de Melbourne e da Escola de Negócios Stern da Universidade de Nova York.
Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores analisaram como a pronúncia dos nomes pode influenciar a impressão que as pessoas têm das outras.

De acordo com a pesquisa, o efeito que um nome fácil causa é muito mais positivo do que um nome difícil de falar. Esse fator levaria as pessoas de “bons nomes” a conquistar mais favorecimentos e promoções no trabalho. O mesmo vale para conquistar vagas de emprego – nomes simples costumam ficar na frente.
“A pesquisa revelou que o efeito do nome não se deve apenas ao tamanho dele ou à sua sonoridade exótica ou incomum, mas ao quão fácil é a sua pronúncia”, afirmou Simon Laham, um dos autores do estudo, feito nos Estados Unidos com 500 primeiros e últimos nomes de advogados.
Segundo Adam Alter, co-autor da pesquisa, o efeito provavelmente também existe em outras indústrias e em muitos outros contextos. “As pessoas simplesmente não estão conscientes do sutil impacto que os nomes podem ter em seus julgamentos”, disse Alter.
O estudo sugere ainda que as ações de bolsas de valores com nomes simples tendem a ter uma performance mais positiva do que ações com nomes complexos.
Segundo Laham, os resultados poderiam nos ajudar a gerenciar melhor nossas escolhas, além de diminuir o preconceito e aprender a julgar de forma mais justa. Por Época NEGÓCIOS Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário