> TABOCAS NOTICIAS : MUNDO: Bebê recebe marca-passo ao nascer

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

MUNDO: Bebê recebe marca-passo ao nascer

Uma pequena indiana se tornou a pessoa mais jovem do mundo a receber um marca passo. A cirurgia foi feita 15 minutos após o nascimento de Jaya Maharajseu, no Hospital Infantil Lucile Packard, da Universidade de Stanford ( Estados Unidos). “No idioma hindi, o nome Jaya significa vitoriosa. É assim que ela se sentirá no futuro”, disse Leanne Maharaj, de 26 anos, ao lado de Kamneel Maharaj, 31 anos, pais da menina.
Jaya foi diagnosticada com uma grave doença no coração quando ainda estava no útero. Quando nasceu, seu coração batia 45 vezes por minuto, enquanto um recém-nascido normalmente tem entre 120 e 150 batimentos.
De acordo com os cirurgiões do Lucile Packard, a bebê teria apenas algumas horas se vida caso o marca-passo não fosse instalado. A operação, realizada em novembro mas divulgada somente agora, mobilizou mais de 20 profissionais de saúde.
Leanne e Kamneel descobriram durante uma visita de rotina ao médico que o sistema imunológico da mãe afetava de forma destrutiva, por engano, as fibras nervosas do feto, o que causou a doença na garota. Segundo o cirurgião Katsuhide Maeda, que implantou o equipamento no coração de Jaya, o parto teve que ser antecipado para salvar a vida da criança.
Os médicos tiveram que calcular o momento exato para realizar o parto – os órgãos já deveriam estar formados. Segundo Maeda, o coração da menina batia tão pouco após o parto que ele decidiu começar a cirurgia imediatamente.
Normalmente, o cirurgião liga os fios a um marca-passo e, em uma segunda intervenção, instala um equipamento definitivo no corpo do paciente. O médico decidiu evitar uma segunda operação e instalou o marca-passo diretamente. O procedimento durou cerca de uma hora.
“Sempre que nos preocupávamos, ela chutava lá dentro e dizia ‘eu estou aqui; eu estou viva’”, afirmou o pai, Kamneel à agência de notícia AP. “Nós pensamos que ela estava tentando dizer que estava tudo bem, então sempre tivemos esperança”, completou ele.
Após a cirurgia, Jaya conseguiu ganhar peso. Ao ser retirada do útero da mãe pesava menos de 1,6 quilo. Agora, três meses após o parto, Jaya está com 3,6 quilos e segue engordando.
A expectativa de Maeda é que o marca-passo no peito da menina dure pelos próximos 10 anos. De http://blogs.estadao.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário