> TABOCAS NOTICIAS : Mantega pede que G20 atue contra desaceleração mundial

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Mantega pede que G20 atue contra desaceleração mundial

(AFP) -O Brasil espera que o G20 adote medidas contra a "desaceleração mundial" e o risco da disparada dos preços do petróleo provocada por questões políticas, disse neste sábado o ministro brasileiro da Fazenda, Guido Mantega, no México.

"Estão criando um problema sério a ser resolvido pelo G20, que é a desaceleração da economia mundial", afirmou Mantega à imprensa após se reunir com seus homólogos dos BRICS (Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul).

"A demora na normalização (da situação europeia) está levando à deterioração do crescimento mundial (...) e existem outros problemas que estão emergindo, que exigem os cuidados do G20".

Mantega acrescentou que as previsões do Fundo Monetário Internacional apontam para uma atividade "mais lenta" em 2012 e 2013, diante da "demora na solução" dos problemas da dívida pública na zona do euro e das "políticas de contração" que estão aplicando.

Neste sentido, advertiu para o risco de a queda da atividade atingir, principalmente, o mercado de matérias primas e o "comércio internacional", derrubando as economias emergentes.

Além disso, "existe uma grande preocupação" sobre o aumento do preço do petróleo devido a questões políticas, disse o ministro em referência à crise no Irã.

Mantega está no México para a reunião de ministros da Fazenda e presidentes de Bancos Centrais do G20.

Nenhum comentário:

Postar um comentário