> TABOCAS NOTICIAS : ITAPETINGA-BA: Hospital Cristo Redentor não atende mais pelo SUS

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

ITAPETINGA-BA: Hospital Cristo Redentor não atende mais pelo SUS

Atendimento pelo SUS no HCR foi desativado (Foto: Sudoeste Hoje)
Em decorrência dos constantes atrasos nos repasses do SUS, pela prefeitura de Itapetinga, a direção do Hospital Cristo Redentor (HCR) adotou a medida extrema de suspender todos os atendimentos pelo Sistema Único de Saúde – SUS, a partir desta terça-feira (07). Assim, o HCR passa a atender somente os planos de saúde e aos particulares.
A direção do Hospital vinha tentando negociar com a Secretaria Municipal de Saúde e o Ministério Público uma solução para a crise, mas não obteve sucesso. Sem os recursos do SUS os atendimentos de emergência, urgência e internamentos foram suspensos, vez que o HCR não tem como mantê-los com recursos próprios.
A crise na saúde pública em Itapetinga se agravou desde que houve a ‘municipalização plena’, através da qual a prefeitura passou a gerir a totalidade dos recursos do SUS, destinados ao município, incluindo aí os repasses para os hospitais e clínicas conveniadas ao sistema.
Desde que a municipalização plena foi implantada, o caos passou a vigorar na Secretaria Municipal de Saúde, que dispersou recursos e não teve capacidade e competência para gerir o sistema. Segundo informações de pessoas ligadas à área de saúde em Itapetinga, os recursos do SUS, destinados ao município, simplesmente “evaporaram”.
Esta é a primeira vez na história de Itapetinga que o Cristo Redentor deixa de atender pelo SUS, por total falta de repasses de verbas públicos. Chegamos ao fundo do poço! De http://www.sudoestehoje.com.br/novoportal/

Nenhum comentário:

Postar um comentário