> TABOCAS NOTICIAS : ITAJÚ DO COLÔNIA-BA: Índios voltam a ocupar fazendas

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

ITAJÚ DO COLÔNIA-BA: Índios voltam a ocupar fazendas

O clima na região de Itaju do Colônia, sul da Bahia (a 499 km de Salvador), continua tenso com a série de ocupação de fazendas ocorrida nesta sexta-feira (17) por índios da etnia Pataxós Hã-Hã-Hãe. De acordo com Reginaldo Santana, gerente da fazenda Serrana do Ouro, na última ação dos indígenas pelo menos sete fazendas foram invadidas por cerca de 100 homens armados com rifles, revólveres e armas de grosso calibre.

A ação ocorreu por volta das 6 horas da manhã, quando eles se dividiram em três grupos e tomaram posse das sedes das propriedades rurais. “Minha filha está traumatizada com o que vem ocorrendo nos últimos dias em nossa região. Ela me pede para sairmos daqui, pois não aguenta mais as ameaças que sofremos. Os vaqueiros estão todos fugindo, e não se encontra trabalhadores rurais nas propriedades”, desabafou Reginaldo.

Na Delegacia da Polícia Federal em Ilhéus, representantes das fazendas Pancadinha e Mandacaru registraram ocorrências, relatando que cerca de 50 indígenas armados dominaram o local e expusaram os vaqueiros que trabalhavam nas propriedades. “O fato já foi comunicado à superintendência em Salvador, e a informação passada é que as providências só serão tomadas a partir da quinta-feira (24)”, informou o agente de plantão.

O chefe da Funai na região não foi localizado pela reportagem, para comentar o assunto. Familiares que atenderam o telefone informaram ele estava visitando as localidades ocupadas pelos indígenas e que lá não teria sinal de telefone celular.

Ocupação em série - No mês passado, outras três fazendas haviam sido ocupadas pelos índios. Duas delas pertencem ao delegado Teodoro Ribeiro, da polícia civil de Potiraguá, no sudoeste da Bahia (a 681 km de Salvador). As ocupações das fazendas Realeza e Formosa ocorreram no dia 16 de janeiro, quando o delegado, sua esposa e vaqueiros ficaram como reféns de índios por cerca de três horas.

O delegado prestou queixa na delegacia de Itaju do Colônia e contou que foi surpreendido por cerca de 30 homens encapuzados e armados com armas de vários calibres, que cercaram a propriedade exigindo que ele deixasse o local.

Outra fazenda ocupada por indígenas é a Serrana do Ouro. A ocupação aconteceu no dia 02 de janeiro desse ano. Segundo Wilson Jesus de Souza, Chefe da Funai em Pau Brasil, a ação aconteceu por índios da Aldeia Água Vermelha da Terra Indígena Caramuru Paraguaçu, no município de Pau Brasil (distante 551 km de Salvador).

Na época, ele informou que a propriedade em questão faz parte de uma área de terra de 54.100 hectares que os indígenas buscam na justiça a nulidade de títulos dados a fazendeiros e que a Funai considera território indígena. De A Tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário