> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA: Iniciado os preparativos para centenário de Jorge Amado

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

ITABUNA-BA: Iniciado os preparativos para centenário de Jorge Amado

O prefeito Capitão Azevedo acompanhado de secretários de governo, artistas grapiúnas, jornalistas, parceiros, como a FTC, Banco Santander, Lyons Clube e demais representantes da sociedade civil testemunharam o lançamento da maquete, que leva o nome “Ferradas, cidade de Jorge Amado”. O monumento, projetado em miniatura pelos artistas plásticos Renart Souza e Durval Nascimento, iniciou os preparativos para a comemoração do centenário do escritor itabunense e a implantação de projetos culturais no bairro Ferradas.
No encontro, o diretor de Projetos da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc), Fernando Caldas, representou a presidente da instituição, Sandra Ramalho e apresentou três projetos, que serão desenvolvidos em Ferradas. O primeiro é a instalação do Cine Teatro Jorge Amado, o segundo é “A Cidade de Jorge”, que tem o propósito de transformar o bairro em uma cidade cenográfica e o último projeto, “O menino Jorge” tem o objetivo de transformar Jorge Amado em um personagem de histórias em quadrinhos.
De acordo com Caldas, a ideia é fomentar a cultura no bairro de Ferradas, envolver os moradores e levantar a autoestima deles, ”desenvolvendo a socialização, através de projetos de incentivo a cultura e geração de emprego e renda”. Segundo ele, a iniciativa de resgatar a história do escritor baiano vai projetar a cidade de Itabuna para o mundo “e o prefeito vai reconciliar Itabuna a Jorge Amado”.
O prefeito Capitão Azevedo destacou algumas dificuldades enfrentadas durante o seu governo, que agora estão sendo compensadas com a participação dos artistas e a da sociedade para a comemoração do centenário de Jorge Amado e o incentivo a cultura de Ferradas, berço do escritor. “Nós precisamos juntar as ideias entre a Ficc, Acate, Acodecc e a sociedade civil para fortalecer a cultura na nossa cidade e divulgá-la para o mundo”, declarou o prefeito.
Nos próximos dias, uma comissão formada pela Associação de Cultura Amigos do Teatro (Acate), Associação Comunitária de Cultura e Cidadania (Acodecc) - responsáveis pela apresentação do projeto ao prefeito, e demais promotores da cultura na cidade estarão se reunindo para definir todos os detalhes sobre as comemorações dos 100 anos de Jorge Amado. Atrelado a isso, o Poder Público Municipal estará se organizando para a inauguração do Galpão Cultural Casa de Jorge Amado.
A casa onde o escritor nasceu está em fase de conclusão e será composto de biblioteca, cinema, museu e teatro. De acordo com o projeto que será desenvolvido em parceria com a Acodecc, estão sendo mantidas as mesmas características da original, inclusive a fachada. Só que nos cômodos, ao invés de móveis domésticos, haverá livros inclusive de autores regionais (biblioteca), cadeiras (teatro) telão e projetores (cinema).
O diretor da Acodecc, Robson Ferreira de Brito e a diretora de comunicação da Acate, a atriz e produtora Eva Lima, veem com muito entusiasmo o projeto de revitalização da figura de Jorge Amado, uma iniciativa aguardada há muito tempo pelos moradores de Ferradas e artistas da região. “Estamos satisfeitos com a oportunidade de revitalizar a história do escritor e ansiosos pela inauguração da Casa de Jorge”.
Monumento
A estátua de Jorge Amado já está em fase de confecção e será erguida na entrada do bairro Ferradas, em uma altura de cinco a seis metros, composto por resina e fibra de vidro, sob a base de concreto armado e granito. Na parte superior da obra constará uma placa, identificando o local onde o escritor baiano nasceu. De acordo com Renart, a iniciativa “é uma forma de exaltar Jorge Amado no aspecto artístico, através do caráter informativo visual, tornando Ferradas um portal de referência para o mundo”, explicou. Texto: Viviane Cabral – Foto: Vinicius Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário