> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA: Hblem ganhará Unidade Coletora de Sangue

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

ITABUNA-BA: Hblem ganhará Unidade Coletora de Sangue

O Hospital de Base Luis Eduardo Magalhães (Hblem), que atende em média 137 municípios, vai ter uma própria unidade de coleta de sangue a partir da primeira quinzena de março. O hospital, que recebe as bolsas do Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, tendo uma unidade de coleta em suas dependências vai poder atender a um maior número de pessoas que necessitam de transfusão sanguínea.
Itabuna precisa arrecadar em média 1400 bolsas de sangue por mês, porém essa meta dificilmente é atingida. A expectativa é que, com a implantação de mais uma unidade coletora, sejam arrecadadas 800 bolsas de sangue por semana, alcançando a meta e, por conseguinte, mais pacientes possam ser atendidos. A unidade de coleta de sangue do Hblem contará com uma equipe composta por dois enfermeiros, dois recepcionistas, dois responsáveis pelo registro das bolsas e seis técnicos em enfermagem.
O Hospital atende hoje, durante 24 horas, pacientes que precisam de transfusão e o número de bolsas de sangue arrecadadas pela cidade ainda é muito pouco e não supre as necessidades do município. O sangue arrecadado no Hblem será enviado para tratamento na Santa Casa e retornará a unidade de saúde, já pronto para o consumo. De acordo com a presidente da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), Gilnay Cunha Santana, a ideia é de que nós próximos meses, o Hblem possa realizar todo o processo de tratamento.
A unidade funcionará de segunda a sexta-feira das 7 às 17 horas, revezando o funcionamento aos sábados com o Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia, possibilitando a doação de pessoas de outros municípios, que chegam à cidade nos finais de semana. O projeto foi apresentado para o Prefeito Capitão Azevedo pela presidente da FASI, Gilnay Cunha Santana, e pelo coordenador do Núcleo de Captação de Sangue, Rosildo Ribeiro que enfatiza a implantação da nova unidade coletora como “uma chance de poder salvar mais vidas e mobilizar mais ainda a sociedade para que ajudem nessa missão”.
Quem pode doar?
Homens e mulheres na faixa etária de 16 a 68 anos e com o peso acima de 50 quilos. Os homens podem doar a cada 60 dias (quatro vezes ao ano) e as mulheres a cada 90 dias (três vezes ao ano). Texto: Thainán Nicácio – Foto: Valdir Gomes / Pedro Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário