> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA: Descaso da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab): Sem liberação para exames, paciente sofre princípio de infarto

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

ITABUNA-BA: Descaso da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab): Sem liberação para exames, paciente sofre princípio de infarto

O descaso da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) vem prejudicando a prestação de serviços pela Secretaria de Saúde do Município. Na semana passada, a paciente Gildete Guerra da Silva Santos de 53 anos, que já sofreu infarto por duas vezes e está há um ano em busca de uma liberação para o exame de Coronariografia (cateterismo) teve que ser amparada por uma ambulância do Samu na sede da secretaria de saúde, onde sofreu início de infarto.
De acordo com o secretário municipal de saúde, Geraldo Magela, o fato ocorreu no momento em que a paciente estava requerendo a secretaria do Estado, a liberação para a realização do exame. No entanto, o órgão não autorizou o exame alegando que dois funcionários são responsáveis por permitir a realização, porém um deles foi exonerado do cargo e outro está de férias.
“Isso é um absurdo, a senhora vem buscando há muito tempo a liberação de um exame, que se fosse feito já havia solucionado o caso. Será que terão que morrer pessoas para que isso seja feito?”, indagou o secretário Magela aos gestores do órgão estadual, que prometeu a realização do procedimento médico.
A paciente foi encaminhada pela ambulância do Samu ao Hospital São Lucas, onde passou pelos primeiros atendimentos para ser transferida a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. De acordo com a enfermeira da unidade móvel, Ana Brito a paciente é cardiopata, hipertensa e diabética e apresentou sintomas de infarto, “por isso necessita com urgência da realização do cateterismo e por fim a cirurgia cardíaca”.
Segundo Magela, o caso de Gildete e de outras pessoas que estão sofrendo o descaso da Sesab poderia ser prontamente solucionado caso o município mantivesse o Comando Único da Saúde, que dá autonomia a secretaria de liberar o exame e a cirurgia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário