> TABOCAS NOTICIAS : ITABELA-BA: Índios bloqueiam estrada e apreendem carretas da Veracel

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

ITABELA-BA: Índios bloqueiam estrada e apreendem carretas da Veracel

 Índios das aldeias Boca da Mata, Meio da Mata, Cassiano e Barra Velha bloquearam desde o início da manhã desta segunda-feira (22) a estrada de terra que dar acesso às aldeias a BR-101. A reivindicação dos indígenas é pela melhoria das estradas das aldeias.
Segundo o cacique Alfredo, da Aldeia Boca da Mata, tem trechos das estradas que liga as aldeias à rodovia que se encontram intransitáveis. Ele disse ainda que a melhoria dessas estradas foi um compromisso firmado entra os índios e a empresa Veracel no ano passado, mas  até esta data, não foi cumprido.
Os manifestantes apreenderam mais de 20 carretas da empresa Veracel Celulose, todas carregadas com eucalipto. Os índios permitem apenas a passagem de veículos de emergência. O bloqueio na estrada foi feito por uma barricada humana, com ajuda de alguns veículos. Cerca de 150 índios participam do protesto.
A empresa Veracel Celulose enviou uma representante para negociar com os manifestantes, que chegou ao local por volta das 12h30 desta segunda. A funcionária da empresa, Ionice, tentou convencer os manifestantes de que a Veracel vai realizar a melhoria das estadas nos próximos dias. Os índios disseram que só vão liberar a estrada e as carretas depois que as máquinas da empresa estiverem trabalhando nas estradas das aldeias.
Os índios ameaçaram dizendo, que se a empresa Veracel não cumprir com o compromisso ainda hoje, nas próximas horas eles irão descarregar os caminhões e atear fogo nas madeiras.
As aldeias ficam entre os municípios de Itabela e Porto Seguro. De http://www.radar830.com.br/news/

Nenhum comentário:

Postar um comentário