> TABOCAS NOTICIAS : Especialistas criticam criação de novos municípios

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Especialistas criticam criação de novos municípios

A criação de pequenos municípios, como Patos do Piauí, que tem pouco mais de 6 mil habitantes, é para o sociólogo Herbert Toledo Martins, da Universidade do Recôncavo Baiano, muitas vezes reflexo da “vontade política de determinados deputados federais e estaduais, de vereadores e até do candidato a prefeito”:
"Não atende a um plano racional. Vendem o discurso que o município mãe não os atende, que é preciso ter uma identidade e aí a bandeira da emancipação é levantada. No entanto, a vida da população não muda porque essas cidades são inviáveis economicamente e não captam recursos".
De acordo com Martins, para evitar o surgimento de cidades, o governo poderia criar critérios mais severos:
"Uma legislação que só permitisse a criação a partir da certeza de que é viável economicamente ajudaria. O município mãe também poderia ter direito a voto, porque isso já dificultaria".
Para Paulo Ziulkoski, presidente da Confederação Nacional dos Municípios, o problema não é quantidade ou o tamanho das cidades:
"Temos 4.300 municípios com perfil agropecuário, mas a verba dos tributos não vai para eles. A cidade tem aviários, mas o frango gera tributo onde estão os frigoríficos. Mas se essas cidades acabam, a população vai para a periferia dos grandes centros e a situação piora". Da Agência O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário