> TABOCAS NOTICIAS : É BRASIL MESMO ! Em Pernambuco, grávida foi obrigada a peregrinar por 8 dias

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

É BRASIL MESMO ! Em Pernambuco, grávida foi obrigada a peregrinar por 8 dias

A pernambucana Islane Talita Messias de Lima, de 20 anos, é um exemplo recente dos problemas apontados pela pesquisa da Fiocruz. Ela começou a sentir dores em 6 de fevereiro e teve o bebê Tales Thiago de Souza Lima oito dias depois, após peregrinar por cinco maternidades entre Recife e Olinda. Foi encaminhada para a sala de parto na sexta instituição à qual acorreu e só não tem queixas do atendimento prestado no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco e no Tricentenário, onde na última quarta-feira se recuperava do parto do dia anterior. Para a avó de Tales, a servidora pública Lindineves Messias dos Santos, de 44, o neto poderia até ter outro nome: "Rodízio de Hospital", ironizou. 
Lindineves acompanhou de perto o sofrimento da filha, que no ano passado enfrentou um aborto, depois de receber tratamento inadequado em instituições públicas. Apesar das hemorragias constantes, era medicada apenas com Dipirona e Buscopan e perdeu o bebê meia hora depois de ter saído de um hospital onde não diagnosticaram sua gravidez. Na segunda gestação, teve acompanhamento pré-natal. Quando sentiu as primeiras dores, acorreu ao posto de saúde do bairro da Mangueira e de lá foi encaminhada para um hospital: 
"Procurei a Maternidade Bandeira Filho, mas lá só havia três médicos. Dois estavam fazendo partos e um terceiro não passava bem. Quando terminaram, atenderam primeiro o colega, que então passou a examinar as mulheres", relembrou Islane, que chegou de manhã no hospital e só saiu às cinco da tarde, depois de saber que estava com dilatação de dois centímetros. 
No dia seguinte, ela procurou a maternidade do Hospital das Clínicas, da UFPE: 
"Cheguei lá às 7h e às 8h estava sendo atendida. Os médicos foram atenciosos, mas não tinha leitos disponíveis. Na quarta, retornei à Maternidade Bandeira Filho. Minha avó brigou com a doutora e me levou para o Hospital Barão de Lucena. O médico me mostrou uma mulher gritando e disse: dor de parir é isso daí. E me mandou para casa, dizendo que o HBL só atende gravidez de risco e que eu só tinha dois centímetros de dilatação". 
No sábado, 11, foi de novo para o HC-UFPE: 
"O atendimento foi bom, e os médicos atenciosos. Disseram que eu tinha três centímetros de dilatação, mas que não havia leitos. E me orientaram a retornar ao hospital, atrás de vaga, se aparecesse sangue na secreção (vaginal). Resolvi esperar até a terça, quando voltei ao HC. Deram bom atendimento, fizeram minha ficha, mas não tinha leito. E eu já estava com quatro centímetros de dilatação". 
No HC, os médicos advertiram que ela não tinha mais como ficar em casa, já que o bebê não poderia esperar até a terça-feira. Ela ainda foi para duas maternidades, até ser encaminhada para o hospital Tricentenário, em Olinda, onde o bebê nasceu, finalmente, na terça-feira. Mãe e filho passam bem. 
O Tricentenário tem 42 leitos para gestantes e se orgulha de ser a única maternidade pública do estado com equipes completas 24 horas por dia. Só este ano, foram 827 partos. O hospital é filantrópico e mantido pelo SUS, com repasses feitos via prefeitura. É a única maternidade pública da cidade. Da Agência O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário