> TABOCAS NOTICIAS : E agora vermelhinhos?

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

E agora vermelhinhos?

Composição acionária da Vale: 49,8% é do governo. E agora os petistas vão argumentar com quê? Leio petistas enchendo a boca para dizer que o governo manteve 49% de participação em cada um dos aeroportos privatizados, ao mesmo tempo que descem a lenha na privatização da Vale. Então vamos ver qual é a composição acionária da empresa:
Governo Federal: 6,8%
BNDESpar: 6,8%
Valepar: 53,5%
A Valepar tem 58,1% de participação da Litel-Previ e 9,5% do BNDESpar, perfazendo um total de 67,6% de participação do governo, Portanto, 36,2% de paticipação na Vale através da Valepar.
Somando tudo (36,2%+6,8%+6,8%) dá 49,8% de participação do governo na Vale.
Para os mais exigentes, que vão chiar ao ver que incluí a Previ como governo, faço outras contas. Como as contribuições pessoais e patronais entraram no regime da paridade em 2001 (antes eram dois do Banco do Brasil para um do funcionário) graças a FHC que, se não acabou com a farra, pelo menos reduziu, vamos considerar que a Previ é 50% do governo. Aí, a participação do governo na Vale cai para 34,2%, mesmo assim bem relevante.
Mas essa consideração é quase absurda, já que a participação dos funcionários do BB na Previ é meramente formal, porque quem nomeia seu presidente e seis diretores é o Ministro da Fazenda com o aval do Presidente da República. *Por Ricardo Froes - http://blogdomariofortes.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário