> TABOCAS NOTICIAS : DIA DO ROTARY CLUB - 23 DE FEVEREIRO

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

DIA DO ROTARY CLUB - 23 DE FEVEREIRO

No Brasil temos 52.148 Rotarianos, 2.305 Clubes, 38 Distritos, 626 Rotaract Clubs, 689 Interact Clubs e 9.447 Rotarianas.

A vertiginosa expansão da filosofia rotária, entusiasmando esta imensa legião de voluntários pelo mundo, todos eles irmanados no ideal de servir, é a maior prova do acerto de Paul Harris ao fundar esta maravilhosa organização.

O que é o Rotary Club?

Rotary Club, é um Clube de Profissionais, que congrega líderes das comunidades em que vivem ou atuam, fomentando um elevado padrão de ética ajudando a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo, e que prestam serviços voluntários não remunerados em favor da sociedade como um todo ou beneficiando em casos específicos, pessoas necessitadas ou entidades que atuam também em favor de desamparados.

Fundado por Paul Harris, em Chicago USA, em 23/02/1905, tem hoje representação em 207 países, estando o Rotary dividido em 532 Distritos, nos quais se aglutinam a apreciável marca de 33.054 Clubes, congregando 1.228.910 sócios.

O ROTARY, é a maior ONG - Organização Não Governamental do mundo, e se identifica sempre por uma marca, logotipo, que é uma Roda Denteada. Os rotarianos a usam em forma de um pequeno distintivo, como forma de se identificarem.

O Rotary é membro permanente das NAÇÕES UNIDAS. Na fundação desta importante organização, em 10/12/1948, mais de 40% das pessoas envolvidas na sua fundação, eram rotarianos. A "ONU", como é conhecida, é uma entidade internacional de caráter político, uma Assembléia Internacional de países, e só tem três membros que não são países, mas que, pela sua importância, têm assento naquela Assembléia: a CRUZ VERMELHA, o VATICANO e o ROTARY.

O Rotary é formado por pessoas de ambos os sexos, que são profissionais de todas as atividades dignas, de vida particular respeitável, que são líderes em sua atividade e se destacaram de alguma forma, tendo por isso mesmo sido lembrados por sócios de um clube da região, que os convidam para também ingressar em Rotary, por reconhecer neles, as qualidades e os méritos para fazer parte desta formidável alavanca de trabalho em favor do próximo, dos menos favorecidos, sempre tendo em mente algumas premissas, tais como.

O Rotary, como organismo a nível mundial, é formado por distritos, e os distritos são formados por clubes. Cada clube é uma célula do organismo mundial, sendo autônomo por si, mas respeitando a hierarquia e as normas básicas emanadas da direção geral, que é comandada por um Presidente Mundial. Cada distrito é administrado por um Governador, e cada clube é dirigido por um Conselho Diretor, comandado por um Presidente. Todos estes cargos são sempre apenas por um ano, o que garante ampla democracia e permanente renovação. O período de gestão é o ano rotário, que começa sempre em 1o de julho e vai até 30 de junho do ano seguinte. Todos os cargos são honoríficos, portanto, não remunerados.
Objetivos

O Rotary Club tem como objetivos estimular e fomentar o ideal de servir como base de todo o empreendimento digno, promovendo e apoiando:

1o - o desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidades de servir;

2o - o reconhecimento do mérito de toda ocupação útil e a difusão das normas de ética profissional;

3o - a melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um na sua vida pública e privada, e

4o - a aproximação dos profissionais de todo o Mundo, visando a consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações.

O rotariano orgulha-se da organização a que pertence e por isso mesmo, ele ostenta em sua lapela o distintivo que o identifica como pertencente a esta magnifica organização de prestação de serviços, via de regra beneficiando a quem sequer conhece, pela simples satisfação de ter contribuído com o seu esforço para que todos tenhamos um mundo melhor. Volte sempre: http://www.portalescolar.net/2012/01/dia-do-rotary-club-23-de-fevereiro.html#ixzz1nAfzRPYt

Nenhum comentário:

Postar um comentário