> TABOCAS NOTICIAS : BAIANÃO 2012: CLÁSSICO BA-VI COMPLETA 80 ANOS; RELEMBRE OS PRIMEIROS JOGOS

domingo, 12 de fevereiro de 2012

BAIANÃO 2012: CLÁSSICO BA-VI COMPLETA 80 ANOS; RELEMBRE OS PRIMEIROS JOGOS

O ano de 2012 marca o aniversário de 80 anos do clássico BaVi, o maior do Nordeste e um dos mais tradicionais do Brasil. Em 1932, Bahia e Vitória se enfrentavam pelo Torneio Início e Campeonato Baiano, mas nem de longe demonstravam a rivalidade dos dias atuais.

Se a história recente mostra o Rubro-negro com vantagem, o começo do duelo traz boas lembranças aos tricolores. A primeira partida disputada entre os clubes aconteceu em um 10 de abril e valia pelo Torneio Início. O Bahia levou a melhor e venceu por 3 a 0, no Campo da Graça, com gols de Raul, duas vezes, e Gambarrota.

Escalações do 1º BaVi
Bahia:
Teixeira Gomes; Leônidas e Odilon; Milton, Canoa e Gia; Bayma, Wanderley, Gambarrota, Raul e Rubinho.
Vitória: Walter; Gilberto e Almir; Raymundo, Zezito e Carneiro; De-Vecchi, Maroto, Romeu, Coutinho e Zelito.

Porém, o primeiro jogo oficial, com duração de 90 minutos, só aconteceu no Campeonato Baiano, mas também em 1932. O Tricolor repetiu o placar sobre o Leão: 3x0. Raul, Guarani e Bayma marcaram os tentos, em partida disputada no acanhado Campo da Graça. Naquele ano, o Ypiranga conquistou o título do estadual.

Escalações do 1º BaVi oficialBahia: Teixeira Gomes; Odilon e Bisa; Milton, Canoa e Gia; Bayma, Guarani, Gambarrota, Raul e Rubem.
Vitória: De-Vecchi; Arlindo e Gilberto; Presídio, Ribeiro e Emílio; Mozart, Guigui, Newton, Dourado e Gazinho.

Neste domingo (12), a dupla BaVi realiza, em Pituaçu, às 17h, o primeiro clássico da temporada dos 80 anos de história do confronto. Mais um, ainda na primeira fase, do estadual, está garantido. Dependendo da classificação das equipes, ainda é possível termos mais dois jogos nas semifinais ou finais. Há ainda uma chance mais remota de encontro na Copa do Brasil. As informações do Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário