> TABOCAS NOTICIAS : 8 de Fevereiro – Dia do Magistério do Exército

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

8 de Fevereiro – Dia do Magistério do Exército

A Educação Militar do Exército é constituída de qualidades intrínsecas. A formação militar representa um arrimo em um contexto específico (erudito), de valores, costumes, tradições; e prático (profissional). O sistema de ensino é a espinha dorsal na qualificação de recursos humanos para a ocupação de cargos e desempenho de funções previstas na paz e na guerra, em toda a estrutura do Exército.
O século XIX marcou a expansão da educação militar, quando a oficialidade emergiu como força profissional coesa. Após a queda da Monarquia, conduzida por Marechal Hermes, em 1890, ocorreram significativas reformas de ensino no Exército. A reforma de 1898, denominada “Benjamin Constant” com objetivo de desenvolver bases de conhecimentos militares, práticos e de linha científica, no domínio da matemática e das ciências físicas, vieram a enriquecer a já existente Real Academia Militar, fundada por D. João e que constituiu outra referência na evolução histórica militar.
O Exército desde a sua origem vem construindo tradição nos limites do ensino, aprimorando idéias, enriquecendo modelos, formando oficiais que, com excelência, especializam-se durante toda a carreira, sob a orientação de professores atentos, conscientes da responsabilidade do seu ofício.
A memória militar guarda, a exemplo disto, o nome do grande mestre, Marechal Roberto Trompowsky Leitão de Almeida, Patrono do Magistério do Exército, em homenagem à destacada atuação educacional por este exercida e que perdurou por quase meio século. O Dia do Magistério do Exército comemora-se a 8 de fevereiro, data de nascimento do sábio professor, reconhecido por seu talento no mundo inteiro.
Natural da Província de Santa Catarina, cidade do Desterro, Florianópolis, em 1853, Trompowsky foi aluno do Curso Superior da Escola Miliar, onde brilhou como aluno. Em 4 de fevereiro de 1894, assumiu o Comando interino do Colégio Militar do Rio de Janeiro. Em seguida, foi colocado à disposição do ministro da Viação, para estudar a aquisição de material ferroviário. Ocupou o alto cargo de Comandante da Escola Militar da Praia Vermelha, foi Adido Militar às delegações brasileiras na Grã-Bretanha, Suíça e Itália. Assessorou Rui Barbosa na Conferência Internacional da Paz, em Haia. Estudou, na Europa, os progressos do ensino tático e técnico para aplicá-los nos estabelecimentos de Ensino Militar brasileiros.
Trompowsky foi reformado pela lei compulsória, em 8 de fevereiro de 1919, no posto máximo de hierarquia, o de Marechal. Afastado do Exército após 50 anos de dedicação, teve o seu nome enaltecido como matemático, com obras adotadas nos melhores centros universitários da Europa e do Novo Continente. Faleceu a 2 de agosto de 1926, com 73 anos de idade e tornou-se Patrono do Magistério do Exército por meio do Decreto número 32.375, de 4 de março de 1953. Há uma medalha com seu nome, criada pelo Decreto número 33.245, de 8 de julho de 1953, do Ministro da Guerra, conferida a membros do Magistério e à instituições ou personalidades que prestaram ou venham a prestar relevantes serviços ao Magistério do Exército. Fonte: Portal de Educação do Exército

Nenhum comentário:

Postar um comentário