> TABOCAS NOTICIAS : 21 DE FEVEREIRO

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

21 DE FEVEREIRO

CARNAVAL 2012 - FEVEREIRO DIA 21    

História do CarnavalOs primeiros blocos carnavalescos no Brasil, começaram a aparecer no final do século XIX. No início, os foliões se fantasiavam, decoravam seus carros e desfilavam em grupos, pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das atuais escolas de samba.

O carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular, no século XX e esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas, que tornavam o carnaval cada vez mais animado.
A primeira Escola de Samba
"Deixa Falar" foi a primeira escola de samba do Rio de Janeiro. Foi criada pelo sambista carioca chamado Ismael Silva. Anos mais tarde a Deixa Falar transformou-se na escola de samba Estácio de Sá. A partir dai, o carnaval de rua começou a ganhar um novo formato. Começaram a surgir novas escolas de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo. Organizadas em Ligas de Escolas de Samba, começam os primeiros campeonatos para verificar qual escola de samba era mais bonita e animada.
Região Nordeste   O carnaval de rua manteve suas tradições originais na região Nordeste do Brasil. Em cidades como Recife e Olinda, as pessoas saem as ruas durante o carnaval no ritmo do frevo e do maracatu. Os desfiles de bonecos gigantes, em Recife, são uma das principais atrações desta cidade durante o carnaval.
Salvador
Na cidade de Salvador-BA, existem os trios elétricos, embalados por músicas dançantes de cantores e grupos típicos da região. Na cidade destacam-se também os blocos negros como o Olodum e o Ileyaê, além dos blocos de rua e do Afoxé Filhos de Gandhi.
Rio de Janeiro - Escolas de Samba Vencedoras nos Últimos Carnavais:
1998 - Mangueira e Beija-Flor
1999 - Imperatriz Leopoldinese
2000 - Imperatriz Leopoldinese
2001 - Imperatriz Leopoldinese
2002 - Mangueira
2003 - Beija-Flor
2004 - Beija Flor
2005 - Beija-Flor
2006 - Unidos de Vila Isabel
2007 - Beija-Flor
2008 - Beija-Flor
2009 - Acadêmicos do Salgueiro
2010 - Unidos da Tijuca
2011 - Beija-Flor
São Paulo - Escolas de Samba Vencedoras nos Últimos Carnavais:
1998 - Vai-Vai
1999 - Vai-Vai, Gaviões da Fiel
2000 - Vai-Vai, X-9 Paulistana
2001 - Vai-Vai, Nenê de Vila Matilde
2002 - Gaviões da Fiel
2003 - Gaviões da Fiel
2004 - Mocidade Alegre
2005 - Império de Casa Verde
2006 - Império de Casa Verde
2007 - Mocidade Alegre
2008 - Vai-Vai
2009 - Mocidade Alegre
2010 - Rosas de Ouro
2011 - Vai-Vai

Tomada de Monte Castelo - 21 de fevereiro de 1945 - 2ª Guerra Mundial - FEB

No dia 21 de fevereiro de 1945, há 64 anos atrás, a FEB (Força Expedicionária Brasileira), tomou de assalto o Monte Castelo, posição fortemente organizada e presumivelmente inexpugnável, não somente pela situação privilegiada de dominância como por estar defendida por um adversário adestrado, experiente e combativo, que já repelira, com êxito, três ataques anteriores desfechados pelos aliados.A conquista de Monte Castelo constituíra-se num imperativo moral para os bravos expedicionários. Desafiados pelos insucessos e estimulados pelos sentimentos de honra e dignidade, os nossos soldados encaram, com firmeza e coragem, a crua realidade da guerra e prepararam-se, durante um rigoroso inverno, para o confronto decisivo. Volte sempre: http://www.portalescolar.net/2011/02/tomada-de-monte-castelo-21-de-fevereiro.html#ixzz1myrvneHN 

DATA FESTIVA DO EXÉRCITO - 21 DE FEVEREIRO

Dia 21 de Fevereiro é comemorado o Dia da Conquista do Monte Castelo (1945). Mais importante que tudo é, cada vez mais, valorizar nossos servidores civis e militares – mais valioso patrimônio de que dispomos –, para que possam exercer com toda pujança sua verdadeira vocação.Soldados de Caxias – gente fardada e sem farda, da ativa e da reserva, civis e militares, de todas as origens e de todos os quadrantes do nosso território –, comemoremos com entusiasmo e fé o aniversário do nosso Exército! Devemos nos orgulhar da confiança que a Nação nos credita; de ser “braço forte e mão amiga”; de espalhar brasilidade; de cultuar valores democráticos; de enfrentar adversidades; e de colocar a Pátria acima de qualquer ambição pessoal e dar rosto à soberania brasileira.

A sentinela da Pátria não dorme. Alertas, participemos ativamente do desenvolvimento nacional, adestrando-nos para o combate e cultuando ostensivamente o “amor febril pelo Brasil”. Assim, “se a Pátria amada for um dia ultrajada”, estaremos prontos para “lutar sem temor”. Parabéns, Exército Brasileiro, pelo seu dia!

Esta terra tem dono!  Voltando o olhar para o passado, vemos, nos Montes Guararapes, brasileiros das três raças, unidos já pelo sentimento de Pátria, expulsando o invasor e criando as bases de um Exército genuinamente brasileiro. A seguir,vemos a atuação do “povo em armas” na consolidação da Independência, na pacificação das províncias, na conquista da unidade nacional, na proclamação da República e na obtenção da coesão interna. Vemos o forjar da Força Terrestre, a dura têmpera conquistada a ferro e fogo nas guerras do Prata e na Campanha da Itália, durante a Segunda Guerra Mundial. Mais recentemente, vemos um Exército solidário na reconstrução da paz e da harmonia entre os povos, em todos os continentes. Volte sempre: http://www.portalescolar.net/2012/01/data-festiva-do-exercito-21-de.html#ixzz1mysUQpWW

Nenhum comentário:

Postar um comentário