> TABOCAS NOTICIAS : 09 DE FEVEREIRO

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

09 DE FEVEREIRO

Dia do Frevo - 09 de Fevereiro(comemorado no Recife PE - Brasil)

Trabalho e pesquisa de Carlos Leite Ribeiro

O frevo é dança e música brasileira do tempo do Carnaval, num ritmo tão frenético que a multidão fica a ferver – daí o seu nome. Cada dançarino vai improvisando, sendo os passos principais os dos movimentos do parafuso, tesoura, saca-rolhas, etc. Originária do Recife PE, ela foi introduzida no Carnaval do Rio de Janeiro em 1935.
Na década de 30, surge a divisão do frevo em três tipos: Frevo de rua ; Frevo canção ; Frevo de bloco
Esta dança teve origem nos movimentos da Capoeira. A estilização dos passos foi resultado da perseguição infligida pela Polícia aos capoeiras, que aos poucos sumiram das ruas, dando lugar aos passistas.
Em meados do século XIX, em Pernambuco, surgiram as primeiras bandas de músicas marciais, executando dobrados, marchas e polcas. Estes agrupamentos musicais militares eram acompanhados por grupos de capoeiristas.
Por esta mesma época, surgiram os primeiros clubes de carnaval de Pernambuco, entre eles o Clube Carnavalesco Misto Vassourinhas (1889) e o C.C.M. Lenhadores (1897), formados por trabalhadores, cada um possuindo a sua banda de música. Os capoeiristas necessitavam de um disfarce para acompanhar as bandas, agora dos clubes, já que eram perseguidos pela polícia. Assim, modificaram seus golpes acompanhando a música, originando tempos depois o “Passo” (a dança do Frevo) e trocando suas antigas armas pelos símbolos dos clubes que, no caso dos Vassourinhas e Lenhadores, eram constituídos por pedaços de madeira encimados por uma pequena vassoura ou um pequeno machado, usados como enfeites. De http://www.caestamosnos.org/Pesquisas_Carlos_Leite_Ribeiro/Dia_do_Frevo.html 
"O frevo, palavra exótica, tudo que é de bom diz, exprime. É inigualável, sublime, termo raro, bom que dói... vale por um dicionário, traduz delírio, festança, tudo salta, tudo dança, tudo come, tudo rói...”

9 de Fevereiro – Dia da Educação Metodista na América Latina
Dia da Educação Metodista na América LatinaO dia 9 de Fevereiro é instituído pela ALAIME – Associação Latino Americana de Instituições Metodistas de Educação como o Dia da Educação Metodista na América Latina. A primeira escola Metodista fundada na América Latina foi o Instituto Mexicano Madero, no México, em 9 de fevereiro de 1874. Todas as Instituições Metodista de Educação estão convidadas para que nesta data reservem um tempo para reflexão e gratidão a Deus por essa trajetória de 138 anos de presença a serviço da Educão na América Latina.
Segue abaixo a mensagem da Diretoria da ALAIME, cujo PDF pode ser aqui adquirido  para reprodução e difusão nas instituições.
 “BENDICE ALMA  MÍA AL SEÑOR Y NO OLVIDES NINGUNO DE SUS BENEFICIOS” (Salmo 103:2)
“NO HAY CAMBIO SIN SUEÑO, COMO NO HAY SUEÑO SIN ESPERANZA” – Paulo Freire (1993)
El Consejo Directivo de ALAIME saluda fraternal y afectuosamente a todas las comunidades educativas metodistas de América Latina, en ocasión  del DIA DE LA EDUCACIÓN METODISTA EN AMÉRICA LATINA, el 9 de febrero próximo.
Exhorta a alumnos – estudiantes y sus familias, docentes, administrativos, funcionarios y autoridades a celebrar:
- UN TIEMPO DE GRATITUD A DIOS NUESTRO PADRE, por las bendiciones recibidas y las tareas realizadas,
- UN TIEMPO DE ORACIÓN  INTERCESORA A DIOS para que continúe abriendo oportunidades y posibilidades de formación y capacitación para el fiel cumplimiento de nuestra responsabilidad en la predicación del Evangelio de Jesucristo, en el ámbito de nuestro ministerio educativo.
- UN TIEMPO DE CONSOLIDACIÓN Y EXTENSIÓN  DE NUESTRO COMÚN COMPROMISO en una  tarea que tiende a la formación de ciudadanas y ciudadanos protagonistas  en la construcción de una América Latina unida, justa, fraterna y solidaria, inclusiva, en la que  todos/as tengamos un lugar para ser personas íntegras, honestas, defensoras de la vida plena. De http://www.cogeime.org.br/?p=704


Nenhum comentário:

Postar um comentário