> TABOCAS NOTICIAS : TECNOLOGIA: PC e Tablet são controlados apenas com os olhos

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

TECNOLOGIA: PC e Tablet são controlados apenas com os olhos

Depois de que as telas sensíveis ao toque, que permitem acessar quase qualquer tipo de conteúdo com os dedos, tornaram a tecnologia mais acessível, o próximo passo é usar os olhos para controlar o computador. Um sistema com esse recurso foi apresentado na prévia da Consumer Electronic Show 2012, realizada no último domingo (8).

Em desenvolvimento desde 2001 pela Tobii, esse sistema rastreia o olho de modo similar ao usado pelo Kinect, acessório do videogame Xbox 360, para capturar os movimentos dos jogadores. O resultado é que, para onde o usuário olhar, o movimento dos olhos será reconhecido; o recurso vale para PCs e tablets, inclusive o novo sistema operacional da Microsoft, o Windows 8, que será mostrado na CES.

Embora na ocasião tenha sido possível controlar o novo Windows, a Tobii apresentou uma série de aplicações que funcionam com o olhar para o teste do G1. O rastreamento dos olhos utiliza uma série de sensores instalados em um monitor de computador ou TV, segundo Sara Hyléen, gerente de marketing da companhia. "Sensores infravermelhos monitoram o movimento dos olhos, e, para onde o usuário olhar, será como movimentar o mouse do PC".

O uso da tecnologia é muito natural. Após uma rápida calibragem, foi possível navegar por um álbum de fotos apenas olhando para as imagens. Ao fixar o olhar em uma fotografia por alguns segundos, ela se expandia na tela; para voltar, bastava olhar por algum tempo para a parte inferior da tela. Para mudar as páginas, era preciso apenas dar uma olhada nos cantos esquerdo ou direito do monitor. A utilização é tão simples que dispensou maiores explicações da executiva.

'Visão laser'
Em seguida, foi apresentado um game em que o objetivo é destruir asteroides que podem se chocar contra a Terra. Para destruí-los, basta usar uma "visão laser", fixando os olhos nos pedregulhos que flutuam pelo espaço -- quanto maiores, mais tempo deve-se olhar para eles até transformá-los em pó.

Mesmo com uma utilização bastante simples e eficaz, o produto ainda está longe de ser comercializado nas lojas. "Ainda estamos na fase de protótipo, mas esperamos que o sensor seja colocado à venda nos próximos dois anos", afirma Sara. A intenção, segundo ela, é disponibilizar o sensor inicialmente para deficientes físicos, facilitando o acesso deles à tecnologia. Fonte G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário