> TABOCAS NOTICIAS : SECA: Mais de 650 mil pessoas afetadas no Sul do país

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

SECA: Mais de 650 mil pessoas afetadas no Sul do país

Foto: ROBERTO WITTER/AGÊNCIA ESTADO
Seca no sul do País afeta mais de 650 mil pessoasMais de 650 mil pessoas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina já foram afetados pela estiagem que atinge a região desde dezembro do ano passado, segundo dados da Defesa Civil de cada estado.
No Rio Grande do Sul, 47 municípios já decretarem estado de emergência e o número de vítimas da estiagem chega a 282.861. Outros 28 municípios já entregaram à Defesa Civil a Notificação Preliminar de Ocorrência (Nopred).
Em Santa Catarina, mais de 130 municípios estão no foco da estiagem e entre eles 44 cidades decretaram situação de emergência e 375.246 pessoas foram afetadas pela falta de chuvas. No Paraná, sete municípios já mandaram a Nopred, mas por enquanto nenhuma decretou o estado de emergência. Segundo a Defesa Civil, a seca prejudica principalmente a agricultura da região e ainda não há número de moradores afetados.
Ajuda
Para ajudar os moradores atingidos em Santa Catarina, o governador em exercício Eduardo Pinho Moreira, definiu ontem, medidas emergenciais de auxílio. "Inicialmente, precisamos garantir o fornecimento de água às pessoas e animais, por isso vamos viabilizar recursos para que as prefeituras efetuem o transporte até as regiões críticas", destaca o governador.
Aos agricultores, a solução imediata é disponibilizar os laudos periciais para que estes reivindiquem o seguro das lavouras junto às instituições financeiras, já que a perda é inevitável.
Amanhã, o governador em exercício segue para o Oeste do Estado para levar solidariedade e soluções emergenciais neste primeiro momento. O problema da seca na região oeste de Santa Catarina teve início em novembro de 2011 e deve normalizar somente a partir de março, segundo previsão da Epagri-Ciram.Por Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário