> TABOCAS NOTICIAS : MUNDO: Irã testa combustível nuclear

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

MUNDO: Irã testa combustível nuclear

O governo do Irã anunciou neste domingo (1º) que seus cientistas testaram a primeira barra de combustível nuclear, produzida com urânio de depósitos do interior do país.
"Depois de muitos testes físicos, a barra foi introduzida no reator de pesquisas nucleares de Teerã para investigar seu bom funcionamento", afirma o site da Organização Iraniana de Energia Atômica.
Em 15 de dezembro, o chanceler iraniano Ali Akbar Salehi afirmou que o país recorreria pela primeira vez ao urânio enriquecido a 20% produzido localmente em sua usina nuclear de Teerã.
O Irã justificou o início da produção de urânio enriquecido a 20% em fevereiro de 2010 com o argumento de que precisava alimentar o reator nuclear de pesquisa na capital, que até então funcionava com reservas de combustível que o país havia comprado da Argentina em 1993.
O enriquecimento de urânio pelo Irã é objeto de um conflito com a comunidade internacional, que suspeita que Teerã, apesar dos muitos desmentidos, deseja produzir armamento nuclear.
Enriquecido a 20%, o urânio está destinado a um uso puramente civil, mas se for enriquecido acima de 90% pode ser utilizado para a fabricação de uma bomba atômica.
A OIEA não informou o nível de enriquecimento do urânio introduzido nas barras da central. Fonte Portal G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário