> TABOCAS NOTICIAS : Lula participa da despedida de Haddad no Palácio do Planalto

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Lula participa da despedida de Haddad no Palácio do Planalto

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva retornou nesta quarta-feira pela primeira vez ao Planalto desde que entregou o cargo à presidente Dilma Rousseff. Ele foi recepcionado por Dilma na garagem, e passou cerca de 10 minutos tirando fotos e sendo cumprimento por servidores e convidados. Lula veio prestigiar a despedida do ministro da Educação, Fernando Haddad, seu candidato à prefeitura de São Paulo. Antes da cerimônia que oficializa a posse de Aloizio Mercadante como chefe da pasta, o ex-presidente foi recepcionado e aplaudido de pé por ministros e convidados. É um dos eventos mais concorridos do Planalto.

- Eu estou muito emocionada com a volta do Lula ao Planalto – disse Dilma, sorridente, abrançando Lula.

Na véspera, Fernando Haddad disse que havia a possibilidade da participação de Lula , mas que não tinha recebido confirmação.

O ex-presidente continua com o tratamento contra o câncer de laringe. Na quarta-feira, ele faz uma nova sessão de radioterapia em São Paulo.

Haddad fez um discurso de agradecimento. Em sua despedida, fez referência ao Congresso Nacional, à Presidência da República, aos ministérios e à sua equipe no Ministério da Educação.

- Eu muitas vezes me emocionei com muitas histórias no Ministério da Educação. Posso assegurar que ninguém ali sai de camisa seca, todos saem de camisa suada - disse ele a uma plateia que o interrompia a todo momento com aplausos.

O agora ex-ministro ressaltou o apoio que recebeu de todo o governo e declarou que o futuro “passa pela educação”, mensagem essa que, para ele, já foi incorporada pela sociedade.

- Lançamos um plano de metas de qualidade em 2007. Vinte e sete governadores e mais de 5 mil municípios nos apoiaram - discursou Haddad, ainda falando sobre a aprovação de mais de 50 projetos de lei e da parceria do ministério para a aprovação de duas emendas constitucionais.

Aloizio Mercadante, sucessor de Haddad, falou logo em seguida. Ele elogiou a indicação de Marco Antonio Raupp para o Ministério de Ciência e Tecnologia, de onde saiu, e deu um conselho ao novo ministro:

- Quando você levar um projeto para a presidente, saiba que a primeira fase será de espancamento do projeto - disse Mercadante, que ressaltou a necessidade de se apresentar um proposta bem elaborada à presidente.

Mercadante também fez um discurso de agradecimento e disse estar emocionado.

Após o discurso de Mercadante, foi a vez de Marco Antonio Raupp. Ele falou sobre a importância do Ministério da Ciência e Tecnologia e comparou o ex-presidente Lula a Getulio Vargas:

- Hoje é um dia de viver grandes valores da vida (...) Falando sobre política, meu pai dizia: Deus nos deu um Getulio Vargas. Agora, nos deu outro (aponta para Lula). De O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário