> TABOCAS NOTICIAS : Lixo hospitalar importado dos EUA é incinerado em PE

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Lixo hospitalar importado dos EUA é incinerado em PE

Duas toneladas de tecidos importados de hospitais dos Estados Unidos foram incineradas nesta quarta-feira no Recife. As 40 t restantes serão queimadas até a próxima semana, segundo o gerente da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), Jaime Brito.
O material, composto por lençóis, fronhas, toucas e aventais, estava nos galpões da empresa Império do Forro de Bolso, responsável pela compra do lixo hospitalar americano. Os tecidos tinham manchas de sangue e outras sujeiras. A empresa usava o material para confeccionar bolsos de calças, saias e vestidos ou vendia peças inteiras para lojas do interior do Estado.
Brito disse que irá discutir com a Procuradoria do Estado se entra com uma ação judicial para pedir o ressarcimento pelos custos com a incineração.
Dois contêineres com cerca de 46 t de lixo vindo dos Estados Unidos, e que estavam no Porto de Suape (PE) desde outubro, foram devolvidos ao país de origem. Parte do material continha a identificação de hospitais americanos e estava sujo de sangue. Também havia seringas, luvas hospitalares, cateteres, gazes e ataduras em meio aos produtos. Nos documentos de importação, a empresa declarou que o material seria tecido de algodão com defeito, remetido da Carolina do Sul. Os dois contêineres apreendidos só foram inspecionados porque o valor declarado era incompatível com o volume e o tipo de carga. Da Agencia Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário